1º Oficina de Jardinagem Infantil

Categorias: Eventos

Há muito tempo se pensava em ampliar o leque e realizar uma atividade diferenciada, mas não sabíamos o que podíamos fazer, como fugir do trivial sem que não perdêssemos a essência do nosso negócio que envolve cultivo, paisagismo e manutenção de plantas e flores. Até que com a chegada do mês das crianças algo tocou o coração de toda a equipe da HM Jardins.

Para nossa sorte, temos em nossa família duas maravilhosas professoras que foram peças chave para colocarmos no papel tudo o que queríamos realizar nesse dia de dedicação as mais lindas flores do nosso jardim: a criançada.

E então formamos a equipe organizadora e nos reunimos para planejar cada detalhe, cada atividade que comporia esse incrível dia.

A equipe da HM foi composta pelas professoras Mariana Cardillo e Ana Lúcia, com a Nutricionista Daiane Silva, com a gerente da empresa Lusiane Romio e com o proprietário Marcelo Carvalho de Farias.

A oficina, que inicialmente seria apenas voltada para técnicas de jardinagem, acabou se transformando num evento 4 estações onde as crianças puderam explorar os 5 sentidos, tato, paladar, audição, olfato e visão.

As crianças foram recebidas pela Professora Mariana que em parceria com o músico Mário Bossanova deram início com a “História Cantada”. Foi um momento em que o áudio, o visual e a imaginação deram as mãos e fizeram da Contação de Histórias um momento mágico.

Para a professora Mariana:

__ “A felicidade estava estampada no meu rosto. Vi as crianças felizes, participando e correndo pela loja, encostando nas plantas, curiosas. Minha alegria foi ainda maior porque o pais estavam juntos com seus filhos, participando e se envolvendo nas descobertas sensoriais”.


Na oficina de plantio, as crianças aprenderam técnicas de plantio com o Marcelo e o funcionário Itamir. Nesse momento exploraram o tato, colocando a mão na terra e manuseando a planta.

Para o Marcelo:

__ “Meu sentimento é de “Gratidão a Deus”, pela oportunidade que tive em passar um pouco de conhecimento as crianças, que precisam ter esse contato com o verde e com a natureza, num momento em que estão tão envolvidos com tecnologia e com o meio digital”.


A pedagoga Ana Lúcia conduziu as crianças num momento de criatividade e exploração do visual. “A arte da natureza e a natureza da arte” foi um momento em que as crianças soltaram a imaginação através de belíssimos desenhos, verdadeiras obras de arte.

Para Ana Lúcia:

__”Foi gratificante participar da oficina de Jardinagem! Percebi que as crianças estavam felizes e também muito à vontade com a prosposta. Observaram as flores e plantas da floricultura e representaram a natureza de forma espontânea, sensível e criativa”

No final a criançada pode degustar alguns bolinhos e experimentar água saborizada, explorando as “sensações”.

Para a nutricionista Daiane:

__ “Poder proporcionar as crianças esse momento de criatividade e contato com a natureza foi muito gratificante. Terminei a atividade com o sentimento de realização e amor. Os 5 sentidos foram explorados de forma ímpar”.


Trabalharemos para que muitas outras oficinas aconteçam e sejam tão especiais quanto essa primeira foi. Levar alegria, conhecimento e arte a uma criança nos deixa felizes e com o sentimento de realização.

Ouvir da Laurinha que “foi legal e divertido” não tem preço.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina

 

Postado em 30 de outubro de 2017 | 2 comentários, clique aqui para ler

2 Comentários

  • Maria Angela Bins

    30/10/2017

    Infelizmente meu neto não compareceu. Passou a noite com febre e uma gripe forte. Ele adora jardinagem, pois na sua casa na Austrália participa ativamente na horta da sua casa. Lá o contato com a natureza é intenso. Queria, que ele tivesse uma experiência aqui no Brasil. Agradeço mesmo assim e parabenizo esta iniciativa. Nós empresários temos a responsabilidade de contribuir com a sociedade positivamente. É mais que gratificante. Por favor, se acontecer algum outro evento, avisem-me. Obrigada mais uma vez.

    • HM Jardins

      31/10/2017

      Olá Maria Ângela, Uma pena que ele não compareceu, mas com certeza repetiremos o evento, pois a procura foi super positiva. Nosso objetivo vai de encontro a sua fala, precisamos investir mais tempo junto as nossas crianças (nós empresários, os pais, os professores). Precisamos desconectá-los um pouco desse mundo virtual, que é importante mas não pode ser a única atividade de uma criança ao longo do dia, e trazê-lo para o contato com a natureza, com o verde, com a vida. Isso é investir em adultos mais sensíveis e saudáveis. Um grande agraço e obrigada pelo comentário. Equipe HM

Deixe seu comentário!