5 frutíferas para se ter no jardim de casa

Categorias: Acessórios

Se você tem espaço no seu jardim para um lindo pomar, nossa fala é “aproveite”! Precisamos nos alimentar de forma balanceada, com frutas, verduras e grãos, e quanto mais orgânicos consumirmos, melhor será para nossa saúde.

Você pode ter frutíferas em vasos ou no jardim, mas se vai partir do marco zero, os cuidados são basicamente os mesmos.

É preciso preparar a terra, adquirir mudas, adubar com o adubo correto para cada espécie e regar adequadamente. Depois disso, “paciência”, porque a maioria das frutíferas não da frutos no primeiro ano. Portanto, se optar por adquirir mudas maiores, as chances de comer fruta do pé mais cedo aumentam.

Laranja

Laranja-pera, laranja-umbigo, laranja-lima, laranja-da-terra, etc, qualquer uma delas é rica em fibras e vitamina C.

Essa é uma das frutas mais tipicamente brasileiras, perfeitas para se ter no jardim. Comer laranja debaixo do pé, colher e fazer aquele suco doce e fresquinho, servir na salada de fruta são atitudes saudáveis.

O desenvolvimento de uma laranjeira exige boa terra e cuidados de manutenção. A colheita, geralmente, inicia após 3 anos de cultivo. Mantenha frequente a irrigação.

Amoreira

Já experimentou amora? Não é muito comum encontra-la no supermercado, mas, ela pode ser facilmente cultivada no seu jardim.

Os cuidados com a amoreira incluem rega periódica e boa luminosidade. Os frutos começam a surgir, geralmente. após um ano e meio do plantio.

Jabuticabeira

Há quem ame, há quem não seja tão fã assim do gosto dela. Mas, certamente é uma das frutíferas mais intrigantes e exóticas que existe. É fabuloso ver como os frutos se formam agarrados ao tronco, diferentemente da maioria das espécies frutíferas.

A jabuticabeira é uma árvore que resiste bem a temperaturas baixas, por isso é bastante comum no sul do Brasil. Mantenha a terra da plantação sempre fresca e úmida, mas assegure-se que ela tomará sol.

Limão siciliano

Muito usado em sucos, pratos e sobremesas o limão siciliano é versátil e com ricas qualidades nutricionais. Muito usado na gastronomia, ele é uma planta fácil de cultivar, você basicamente só precisa manter as regas sem encharcar o solo. Muito provavelmente já poderá colher limões após 2 anos do plantio. O pé de limão siciliano é uma frutífera coringa, vale a pena tê-la.

Acerola

A acerola tem mais vitamina C que a laranja, sabia disso?

Embora seja mais comum no Nordeste, isso não impede que você tenha uma produção em qualquer outra parte do país. Os frutos podem surgir cerca de três vezes ao ano, em qualquer tipo de clima. O plantio deve ser feito por meio de mudas e em locais com bastante incidência de raios solares.

Postado em 19 de agosto de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!