5 plantas para seu porgolado

Categorias: Arbustos, Arranjos de flores e plantas

Os pergolados já são lindos por si só, mas quando revestidos com flores, trepadeiras ou qualquer outra planta seu pergolado ficará ainda mais charmoso e bonito.

Por isso listamos 5 espécies de plantas que vão dar outra cara ao seu pergolado.

Buganvília

A buganvília (Bougainvillea) destaca-se pelas três proeminentes brácteas que rodeiam cada uma das suas pequenas flores cremes ou amarelas. Embora a cor mais comum desta trepadeira seja o violeta, também é frequente encontrar variedades em vermelho, branco ou alaranjado a decorar fachadas do litoral mediterrânico ou atlântico.

Tumbérgia

A Tumbérgia de caracteriza por ser um arbusto semi lenhoso, do tipo liana, com ramos bem flexíveis e é muito vigorosa de crescimento rápido. Suas folhas apresentam a cor verde, e têm formato oval com bordas denteadas de forma irregular e suas flores são bem grandes e campanuladas, solitárias, mas também com inflorescências de poucas flores, brancas ou mesmo azuladas com o centro amarelo.

Ipomeia

A ipoméia é uma trepadeira, de textura herbácea, muito rústica de rápido crescimento. Seu caule é volúvel, enroscando-se sobre os suportes. Possui flores de coloração rosa com o centro arroxeado, tendo outras variedades. Deve ser utilizada para cobrir treliças, cercas e muros.

Alamanda

Trepadeira bastante conhecida e utilizada no paisagismo no Brasil. A alamanda apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e com regas regulares. É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser tutorada inicialmente. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. Seu crescimento é moderado.

Jasmim-de-madagascar

O Jasmim-de-madagascar é uma bela trepadeira, de característica volúvel. O jasmim-de-madagascar é uma trepadeira exigente, mas recompensa os cuidados com intensas florações de aroma delicioso. Ela aprecia muita luz, mas é sensível ao sol direto e gosta de proteção, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Postado em 26 de março de 2019 | 1 comentário, clique aqui para ler

1 comentário

  • Jane

    13/06/2019

    Mto.lindo.Adoro esse tipo de arranjo.

Deixe seu comentário!