6 dicas para você fazer uma horta em casa

Categorias: Ervas e temperos
Compartilhe no WhatsApp

O pouco espaço que temos em nossa casa ou apartamento, não é mais impedimento para termos uma hora caseira. Sacada, cozinha, peitoril da janela, jardim de inverno… em qualquer pequeno espaço, com um pouco de luminosidade, é possível ter uma linda horta caseira.
Vertical ou horizontal, em vasos ou floreiras, garrafas pets ou canos de pvc, não faltam ideias para te proporcionar um cantinho de saúde e elementos orgânicos.
É bom demais colher verduras fresquinhas para sua salada, temperos para suas carnes, e ervas novinhas para, quem sabe, harmonizar com seu chimarrão.

Então, anote as dicas e não perca mais tempo, monte sua mini, média, big horta e aproveite aquele espaço que dispõe, atualmente inutilizado.

1. Analise seu espaço e escolha os vasos certos

E aí, decidiu em que parte da sua casa vai ficar sua mini horta?
Se vai usar uma parede, você pode investir em vasos de fibra de coco. Agora, se você possui um aparador ou prateleira em que possa colocar uns vasos, opções e ideais variadas não faltam para encher de vida esses pequenos espaços. Você pode aproveitar potes de vidro, latas de leite de alumínio, floreiras…

2. Paciência é uma virtude

Plantas são seres vivos, precisam de cuidado, atenção e dedicação. Alguns de seus temperos não sobreviverão. Não desista! Veja quais foram os erros, plante novamente, pesquise sobre o assunto e seja paciente.

3. Escolha os temperos certos

Antes de escolher “o quê plantar” você precisa saber “onde plantar”. Há hortaliças que precisam de muito sol, outros como o manjericão, por exemplo, exigem menos cuidado.

4. Escolha o vaso de acordo com o tamanho da planta

Falamos sobre isso recentemente em uma de nossas postagens: Aumente seu vaso e deixe sua planta crescer. Confira!

Plantas como o orégano podem ser cultivadas em vasos pequenos. O alecrim, o manjericão ou a lavanda precisam de um vaso de tamanho médio. Se você quiser cultivar tomate ou couve em vasos, escolha um vaso de tamanho grande.

5. Comece pelo mais simples

Sugiro que comece pela cebolinha, salsa, manjericão… Depois vá ampliando o leque! Tomate cereja, cenoura, alface… Quando se der por conta, terá uma horto dentro de casa.

6. Como plantar

Você já sabe como plantar? Se for usar sementes, atras da embalagem você encontra dicas e passo a passo. Mas na dúvida, confira aqui algumas dicas, pois já falamos sobre isso: Como cultivar temperos em pequenos espaços.

Qualquer dúvida, apareça em nossa loja que te ajudaremos com mais dicas…

Postado em 17 de outubro de 2016 | Faça um comentário »
Compartilhe no WhatsApp

Deixe seu comentário!