6 ervas aromáticas para ter em casa

Categorias: Ervas e temperos

Os cheiros, gostos… ervas aromáticas são essenciais em nosso jardim e em nossa cozinha. Além de serem donas de um aroma sem igual, elas também realçam o sabor dos alimentos e dão aquele toque especial na comida. O chá é outra vantagem das ervas aromáticas, cada um tem suas qualidades e servem para causas específicas. Você vai desfrutar de um jardim belíssimo e de ervas sempre fresquinhas a seu dispor.

Cuidar delas é fácil, o primeiro passo é remover a erva do saco em que ela veio e cortar as folhas danificadas. Então coloque em um local que pegue sol, mas não direto, como no parapeito da janela, deixe longe de passagens de ar. Deixe a planta sobre uma base como pires ou um prato, sempre regue por baixo e com frequência com pouca quantidade de água. Muitas plantas morrem pelo excesso de água.

1. Coentro

Suas sementes são picantes e cheias de óleos essenciais e ácidos orgânicos, geralmente as suas folhas verdes são usadas na cozinha como tempero. Ele apresenta inúmeros benefícios tais como: desintoxicação de metais pesados, proteção cardiovascular, reduz colesterol e diminuiu o número de açúcar, melhora a qualidade do sono, tem efeito anti-ansiedade… entre outros.

2. Hortelã

Existem várias espécies de hortelã que exalam cheiros agradáveis, eles são donos de folhas de um verde intenso. Nas folhas do hortelã estão presentes óleos essenciais com propriedades terapêuticas, é recomendado para tratamento de problemas digestivos, inflamações, espasmos e dores em geral. Ele entra em sopas, molhos, sobremesas, bebidas e chás.

3. Salsa

No primeiro ano da salsa originasse uma folha e no segundo uma flor amarela, o sabor picante da salsa está presente tanto na folhagem lisa como na frisada. Ela contém vitaminas C e A, além de sais minerais, porém não deve ser consumida em excesso pois possui um alto teor de óleo essencial de apiol.

4. Pimenta malagueta

Queridinha dos amantes de comida apimentada, a pimenta malagueta é picante e nasce nas cores vermelho e amarelo. Por seu sabor forte ela deve ser medida e usada com moderação na culinária. Quando a pimenta malagueta floresce permanece na terra durante anos formando pequenos arbustos.

5. Cebolinha

A cebolinha está sempre presente nos lares brasileiros, ela é dona de um cheirinho gostoso e acrescenta sabor aos alimentos. A cebolinha atua na prevenção de câncer, fortalece os ossos, melhora a saúde do coração e muito mais coisas. Cebolinha combina com variados pratos, faz ótima combinação com ovos, batatas, frituras e queijos.

6. Lavanda

A lavanda é muito cheirosa e tem propriedades relaxantes, ela é capaz de diminuir a ansiedade, estabilizar o sistema nervoso, amenizar a irritabilidade e o estresse. Algumas pessoas usam a lavanda dentro das fronhas do travesseiro. O chá das flores secas da lavanda ajuda na digestão.

Postado em 28 de Março de 2017 | 2 comentários, clique aqui para ler

2 Comentários

  • Mahele

    06/06/2017

    Vocês montam Horta vertical em apartamentos?

    • HM Jardins

      19/06/2017

      Olá Mahele, montamos sim, acesse nossa página de orçamento e deixe seus dados que entraremos em contato para conhecer seu espaço e montar um jardim vertical para você!

Deixe seu comentário!