Revolução Farroupilha

Categorias: Datas comemorativas

Conhecida como Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

O feriado da Revolução Farroupilha é, para o povo gaúcho, um dos feriados mais importantes, talvez até mais importante que o próprio feriado da independência.

Embora nos dias atuais o sentimento não seja muito diferente, na época havia um descontentamento político muito grande com governo imperial brasileiro.

Os impostos eram altos, as províncias tinham pouca autonomia e o governo fazia descaso com comerciários da época e com o povo em geral.

A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto.

Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha acontece no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Farroupilha) e oferece uma intensa programação cultural. O Acampamento Farroupilha, como é conhecido, reúne pessoas de diversas cidades para festejar. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos através de palestras, espetáculos, shows, lançamento de livros e muito, muito, muito churrasco e chimarrão.

50 frases que só o gaúcho entende

Nesta semana marcada pela Revolução Farroupilha, apareça para tomar um mate quentinho! Estamos te esperando.

Postado em 19 de setembro de 2016 |