A beleza das rosas

Categorias: Floríferas

Elas são as mais procuradas em datas comemorativas como dia das mães, aniversários e dia dos namorados (que vem aí) … São simplesmente encantadoras, independentes da cor; aliás, quanto mais diferente maior o encantamento que causam.
São mais de 100 espécies de rosas comercializadas no mundo e muitas surgiram a partir do cruzamento de espécies, resultando em características genéticas melhoradas, como durabilidade, volume de pétalas, menos espinhos e maior resistência a pragas.
Sem dúvida é a flor mais comercializada no mundo, pois, além de beleza expressam sentimentos através de suas cores, cada uma com um significado.

Simbologia

Cuidados

Solo

Qualquer tipo, desde que bem adubado.

Adubação

Muitas roseiras não se desenvolvem por conta da adubação incorreta. A adubação ideal é a orgânica, baseada em esterco animal. As roseiras podem receber de duas a três adubações por ano: a primeira logo após a poda anual (entre julho e agosto) e a segunda entre novembro e dezembro.

Regas

As rosas devem ser regadas sempre na base do caule. Não molhe as flores e folhas pois favorece o aparecimento de doenças. Até a primeira floração, regue diariamente. Depois, penas uma vez por semana (no inverno) e 2 vezes por semana (no verão).

Temperatura

Rosas não foram feitas para resistir a temperaturas muito quentes e nem muito frias, o ideal é que elas estejam entre 17° C e 25° C, pois o calor extremo vai adiantar a floração e o frio vai atrasar.

Podas

A primeira poda deve ser realizada cerca de um ano após o plantio e repetida anualmente.

Poda de limpeza

Quando uma rosa murchar, corte os galhos para estimular uma nova floração. Nessa poda de manutenção já aproveite e retire as folhas murchas, secas e doentes (se houver). Quando for cortar a roseira, use uma tesoura de poda afiada, para que ela não esmague o caule e prejudique a floração. Faça o corte na diagonal, 3 nós abaixo da rosa murcha.

Nessa semana que antecede o dia dos namorados, já pense na rosa ideal para o seu amor. Passe na HM e reserve seu buquê!

Postado em 6 de junho de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!