Agapanto, a planta que tem tolerância ao frio

Categorias: Arranjos de flores e plantas

Algumas plantas sofrem bastante com o frio que tem feito nos últimos dias. Não somente no sul, mas sudeste, a temperatura despencou de tal forma que até fizemos um post recentemente orientando o que fazer com as plantas que estão na rua, para que não sofram tanto na baixa temperatura.

Acesse Instagram e veja o post

Mas, em se tratando de suportar o frio, o Agapanto é quase a planta perfeita.

O Agapanto é uma planta nativa da África do Sul mas possui características de clima subtropical e é muito encontrado em decoração de jardins no sul e no sudeste do Brasil, isso porque, como dissemos, tem uma facilidade em tolerar climas frios.

Na primavera, o Agapantos nos presenteia com suas inflorescências com numerosas flores brancas, liláses ou azuis (dependendo da variedade).

As inflorescências duram bastante tempo e possuem hastes longas excelentes para o uso como flor-de-corte e na confecção de arranjos florais.

Suas folhas são longas de cor verde escura e quando estão sem flores sua folhagem é tão exuberante que dispensa o colorido.

Agapanthus em latim, significa “flor do amor” – ela chama a atenção no jardim, por suas hastes florais de quase 1 m de altura.

Nome Científico: Agapanthus africanus
Família: Agapanthaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.6 a 0.9 metros
Nomes Populares: Agapanto, Agapantus, Flor-do-amor
Ciclo de Vida: Perene

Quando reproduzir?

Se for semear, faça-o entre a primavera e o outono. Para cultivar o Agapanto o solo precisa ser rico em matéria orgânica. Caso prefira multiplicar a planta por divisão de touceira, prefira um dia fresco do final do inverno, para que a planta tenha produzido raízes suficientes antes do tempo mais quente. As regas devem ser contínuas, para manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Se for cultivar o agapanto em vaso, faça uma grossa camada de drenagem o fundo, para que a água sobressalente das regas não fique empoçada nas raízes.

Iluminação

Precisam de bastante luz solar direta. Também toleram sombra parcial, mas poucos agapantos florescem quando cultivados sem luz solar direta por pelo menos algumas horas diariamente.

Postado em 8 de julho de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!