Agosto é o mês de poda das Videiras. Já providenciou a poda da sua?

Categorias: Frutíferas

Você sabia que o cultivo da uva no Brasil, teve início em São Vicente, São Paulo, em 1532?
E ainda, que a imigração Italiana, ocorrida em SP e RS, no início do século XIX impulsionou o cultivo de uva em nosso país?

E da uva veio o vinho e do vinho vieram inúmeros momentos memoráveis entre amigos, amores, amantes…

Uma bebida milenar, apreciada por inúmeros povos e culturas e que transcende gerações. Cada espécie de uva produz um vinho diferente, ou seja, há vinho que agrade todo tipo de freguês.

Mas se há vinho é porque há uva e se há uva é porque alguém cuidou e podou na hora certa as videiras… E é sobre elas que vamos falar!

Sabia que agosto é o mês ideal para a poda das videiras?

Esse cuidado vai proporcionar a brotação e consequentemente belos cachos de uva.
Dentre nossos muitos clientes, temos alguns que não abrem mão de ter em casa uma ou outra parreira de uva. E nessa época nos contatam para fazer a poda da videira e limpeza do parreiral, garantindo assim, seus cachos de uva no ano seguinte.

Como acontece a poda da videira?

Em parreiras maiores, é importante atentar-se a quantidade de ramos, pois se houver a existência de ramos, ocorrerão sombras e com isso a videira produzirá menos uva.
Na poda de frutificação, escolhemos os ramos novos e saudáveis e eliminamos os mais velhos e secos para que esses não absorvam energia da videira. O ramo saudável apresenta o que chamamos de “gemas” e precisam ser podados após 2 gemas.

caule

Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça. Mas em áreas maiores de plantio os produtores podam independentemente da fase da lua.

Parreira com poda realizada em 1 de agosto com lua minguante

Observe como a poda é intensa.

videira


Adubação

Indicamos a nossos clientes o fertilizante Forth Frutas utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação.

FORTH FRUTAS

Controlando doenças

A videira está sujeita a uma série de doenças que podem ocorrer em todas as partes da planta, como raízes, troncos, ramos, folhas, brotos e cachos. Algumas dessas doenças, de natureza fúngica ou virótica, provocam grandes perdas e, frequentemente, tornam-se fatores limitantes à viticultura em regiões tropicais, caso medidas adequadas de controle não sejam adotadas.

Por isso, é necessário que além de adubação, você utilize alguma química antifúngica. Fique atento(a) a todas as partes de sua videira.

Se está gostando dessa leitura saiba que 1m² é o suficiente para ter uma videira no quintal de casa. Gostou da idéia? Então nos contate e faça um orçamento.

Dicas que você não pode esquecer:

  • Se for você mesmo a realizar a poda, faça cortes num ângulo de 45 graus e posicione a extremidade inferior do corte de modo que fique num ângulo para fora da gema.
  • Faça a poda durante o final do período de dormência, que geralmente é em torno de agosto ou setembro. As geadas mais pesadas deverão ter passado, mas a planta não deve ter entrado na fase de crescimento ativo.
  • Pode vigorosamente. Durante cada poda pesada, você deve remover de 70 a 90 por cento do crescimento do ano anterior.
  • Use ferramentas de poda afiadas e limpas ao fazer seus cortes.
  • Todos os cortes de poda devem ser feitos pelo menos 2,5 cm acima da última gema restante.
Postado em 8 de agosto de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!