Aprenda a fazer a manutenção correta da sua Flor do Natal

Categorias: Arranjos de flores e plantas, Decoração, Floríferas

De nome científico é Euphorbia Pulcherrima = “a mais bela das eufórbias”, a Poinsétia, popularmente conhecida como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio, cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal é uma das flores mais vendidas nesse fim de ano…

Você irá vê-la em muitas floriculturas, supermercados, decorando muitas casas ou lojas, enfim, por aí.

Ela é uma planta originária do México onde lá é abundante e espontânea. Muito usada para decoração, floresce exatamente no solstício de Inverno que coincide com o Natal (no hemisfério norte). O que muitas julgamos ser flores são apenas brácteas modificadas que envolvem as pseudo-umbelas onde estão as pequenas flores, envolvidas por uma camada de tecido verde e uma glândula amarela que nasce apenas num dos lados da flor.

Fonte: Wikipédia

Mas e o que acontece com ela depois do Natal? Vamos te dar umas dicas para cuidar da sua Poinsétia para que o Natal dure o ano inteiro aí na sua casa.

Iluminação

Ela precisa de sol em abundância. Se ficar dentro de casa precisa receber bastante luminosidade. Mas evite coloca-la em um cômodo muito frio. Eventualmente coloque sua planta na rua para tomar um solzinho.

cardeal2

Solo

O solo precisa ser bem drenado, solto, com adição de areia ou substratopara vasos. Desta forma você garante a saúde da sua planta.

poinsetia-flor-do-natal2

Regas

Verifique o solo todos os dias, se ele estiver seco, regue.

Apenas, tenha o cuidado de não regar em exagero, de forma a que a terra fique encharcada, o que poderá resultar no apodrecimento da raiz e morte prematura da planta.

poinsettias2

Fertilizantes

Não há necessidade de utilização de fertilizantes com muito fósforo uma vez que as “flores” desta planta na verdade são folhas brácteas. Faça apenas a reposição de adubo orgânico sobre o solo de tempos em tempos.

Aqui no Brasil, a Flor do Natal tende a florir no inverno, por isso também é conhecida como Flor da Páscoa, pois a temperatura já está mais fria, o que indica o florescimento da planta.

 

Postado em 4 de dezembro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!