Árvores no quintal de casa

Categorias: Árvore

Amantes da natureza por vezes não se contentam em ter apenas um pequeno jardim em casa ou plantinhas em seus vasos espalhados pelos cômodos, eles vão em busca de árvores para manter em seu quintal, na fachada principal, calçada ou margem da piscina.

Porém a escolha da espécie deve levar em conta o tamanho do terreno, o tipo de solo, a distância que ela ficará de muros, fios elétricos, telhados e é claro o clima em que a árvore está acostumada. As mais altas devem ser deixadas para praças e locais abertos, quem sabe para entradas, mas geralmente para manter em casa é melhor optar pelas de porte pequeno e médio. Espécies de 3 a 6 m de altura são considerados pequenos, de 6 a 10 m medianos, acima de 10 m grandes.

Antes de plantar tenha em mente o tamanho da cova para as raízes, a média é entre 60 e 70 cm, árvores adultas podem precisar de 1 m. O cultivo em lajes exige uma faixa de terra de no mínimo 50 cm coberta por brita, areia e manta geotêxtil e requer impermeabilização a cada 10 anos, esse é um processo difícil e muitas vezes as árvores não sobrevivem. Árvores com raízes profundas não devem ser plantadas em lajes e nem em vasos.

Quais são as melhores espécies para manter em casa?

Para a calçada e entrada da residência é recomendado plantas de médio ou até grande porte que proporcionem sombra, como: ipê roxo, grumixama, pau ferro, quaresmeira. Beiras de piscina são indicadas árvores com raízes curtas e de médio e pequeno porte, como: pitangueira, manacá anão, pata de vaca. O resto do terreno pode abrigar a oiti, magnólia… há uma variedade de árvores.

As frutíferas são a tentação e desejo de todos, evite planta-las em locais que servem como estacionamento, pois suas frutas podem cair e manchar ou amassar os automóveis que estão embaixo delas. Algumas opções de árvores frutíferas são: acerola, jabuticaba, manga, pitanga, mamão. Lembrando que as árvores frutíferas atraem pássaros, borboletas e outros insetos, e nem sempre essa é a sua intenção.

Cuidados e manutenção

Um dos fatores principais da escolha de uma árvore em casa é o benefício da sombra que ela produz, mas deve-se tomar cuidado para não acabar deixando maior parte do solo sob a sombra, pois a falta de sol direto no solo vai prejudicar o crescimento de outras plantas.

Quase todas as árvores tem suas folhas renovadas de tempos em tempos, algumas costumam cair mais que as outras, a manutenção do quintal tem que ser feita, essas folhas que caem acabam por entrar em ralos e calhas podendo entupir e causas estragos.

É sempre bom se manter informado e entender que cada espécie é única e tem seu modo de ser plantada, regada e cuidada. Conheça seu terreno e pesquise as melhores opções para ele, esteja sempre informado sobre os cuidados de cada árvore e atento às suas necessidades, deve-se cuidar com todo amor dessas plantinhas!

Postado em 6 de Março de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!