Bonsai de Jabuticabeira – tenha o seu

Categorias: Árvore, Frutíferas

Jabuticabeira é uma fruta que ou você ama ou odeia, mas o bonsai dessa frutífera, mesmo quem não come a fruta vai amar ter em casa.

Bonsai é um termo japonês que significa “plantado em uma bandeja”. O cultivo destas encantadoras árvores surgiu na China e foi adaptado pelos japoneses. Com uma mistura de técnica de horticultura e estética, cultivar um bonsai é considerado uma arte atualmente, cujo objetivo é criar uma representação realista em miniatura da natureza, na forma de uma árvore.

Hoje vamos dar algumas dicas sobre como cuidar de um bonsai de jabuticabeira em casa.

A Myrciaria cauliflora (Jabuticabeira) é uma árvore frutífera Brasileira, nativa da Mata Atlântica. Seus frutos são doces e nascem grudados nos troncos e nos galhos da árvore. Por isso a jabuticabeira é tão peculiar e tão especial.

Na natureza uma Jabuticabeira pode chegar a 15 m, imagine poder reproduzir a mesma árvore em alguns centímetros e dentro de casa! Imaginou? Então vamos as dicas de cuidados:

Local da planta

O bonsai deve ficar num lugar que receba sol direto, pois é uma planta sensível ao frio (em temperaturas baixas cresce pouco). Por isso, em temperaturas abaixo de 10° C proteja-o do vento e frio. Nas demais estações, faça com que a planta pegue sol direto, mas evite o sol intenso das 10h às 16h.

Intensidade das regas

De setembro a maio o bonsai tem um crescimento intenso, por isso as regas devem ser constantes (dia sim dia não no verão e 3 vezes por semana nos dias mais amenos). Já no inverno, com clima mais úmido e frio, as regas devem ser mais moderadas (1 ou 2 vezes por semana).

Adubação é importante

Durante as estações de crescimento, primavera e verão, quando a brotação é intensa, o bonsai de Jabuticabeira exige adubação. Os adubos mais indicados são os orgânicos ricos em Fósforo (P). Como sugestão, use adubo de N-P-K 04-14-08. A primavera é a melhor época para a adubação de sua Jabuticabeira. Após um transplante, espere um mês para adubar seu bonsai.

Podar é preciso

Podas mais intensas devem ser feitas no final do inverso. A limpeza, com a retirada das folhas ressecadas, é muito importante para a manutenção de sua árvore. Retire os brotos novos que surgirem perto das raízes, e elimine também os galhos novos que disputam espaço com galhos já existentes. Dê a forma que quiser a sua jabuticabeira.

Postado em 11 de março de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!