Violetas – Entenda as carências e necessidades dessa planta

Categorias: Arranjos de flores e plantas, Floríferas

Difícil a mulher que nunca foi presentada com um vaso de lindas violetas. São flores lindas, de baixo custo, que florescem o ano inteiro, mas que precisam de alguns cuidados específicos, como qualquer planta.

Violetas não são plantas difíceis de serem cuidadas, elas normalmente se adaptam bem a ambientes internos e combinam com a sala, cozinha, quarto, sacada e até mesmo banheiro.

Veja o que você pode fazer para tornar longa a vida da (s) sua (as) violeta (s).

Trocando o vaso

Normalmente a floricultura ou supermercado vende a violeta naqueles vasinhos de plástico tradicionais. Porém um dos grandes vilões é o acúmulo de água no fundo do vaso que acaba fazendo com que a raiz apodreça e a planta morra. Por isso, a dica é trocar o vaso de plástico por vaso de barro pois eles absorvem o excesso de umidade que pode apodrecer as raízes.

Leia também: Aprenda a transplantar suas plantas 

Não encharque

Quando for regar sua violeta, nunca molhe as folhas, pois elas apodrecem. Se você costuma colocar água apenas no pratinho, faça uma rega na terra uma vez por mês, para diminuir a concentração de sais minerais. No verão, você precisa regar 2 vezes por semana. No inverno, apenas 1.

Dica: as violetas detestam cloro. A dica é ferver a água ou usar água mineral.

Leia também: Regar plantas – Como, quando e quantas vezes

O adubo

É importante o uso de fertilizantes químicos específicos para as violetas. Indicamos o beifort. Use também farinha de osso e húmus de minhoca

Leia também: Adubo caseiro para flores e plantas e Faça composteira caseira e tenha o melhor adubo

A iluminação ideal 💡

A violeta não é uma planta de jardim, por isso sol extremo não combina com ela. Ela precisa dos raios solares, mas de preferência filtrados por um vidro, ou então fora do horário de pico.

Temperatura desejada 

O ambiente ideal é um local com temperatura em torno de 25º C. O lugar que você escolheu para colocar sua violeta precisa ter uma temperatura equilibrada de dia e de noite. Acima de 30° elas terão o crescimento prejudicado e abaixo de 21° terão o florescimento inibido.

Atenção aos sinais de problemas 😕 

Folhas amareladas: o excesso de luz e falta de nutrientes fazem com que as folhas fiquem amareladas.Manchas queimadas: quando aparecem estas manchas, provavelmente a planta foi intoxicada por algum tipo de produto químico.

Leia também: Como cuidar da saúde de sua planta e Cochonilha: como evitar e combater

Vasinhos de violetas são sempre uma boa opção de presente. Você certamente vai arrancar alguns suspiros ou sorrisos da sua mãe, esposa, tia, namorada, chefe…

Postado em 2 de outubro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!