Clusia, é hora de podar

Categorias: Arbustos, Árvore

Perfeita para dentro e fora de casa a Clusia é uma planta nativa do Brasil, das restingas litorâneas de São Paulo e do Rio de Janeiro, por isso seu nome científico é Clusia fluminensis.

Considerada uma planta decorativa e usada por muitos jardineiros e paisagistas, as Clusias são perfeitas em cercas vivas, em canteiros e em vasos (dentro ou fora de casa).

A Clusia é uma ótima alternativa quando pensamos em cercas vivas, pois ela é arbustiva, podendo chegar a 4 metros, e resiste ao calor ao frio e ao vento.

Em se tratando de temperatura, ela é uma planta bem resistente que se desenvolve bem em sol pleno, mas também a meia sombra.

Início do inverso, é hora de podar

A Clusia fluminensis aceita super bem as podas; a planta cresce depressa e o arbusto se encorpa facilmente, mas precisa de adubação frequente. Ela pode ser podada mais de uma vez ao ano, mas caso nunca tenha podado a sua, esse início de inverno é um bom momento.

As folhas raramente pegam pragas porque essa é uma espécie com muito tanino, um composto orgânico que algumas plantas produzem nas folhas, caules e frutos. Mas, é possível que algumas lagartinhas queiram se alimentar das folhas, aí a dica é usar óleo de Neem.

Embora existam diversas funções do Neem, a mais popular atualmente é na produção orgânica ou convencional, sendo esses cultivos em grandes escalas ou até mesmo em hortas e vasos domésticos.

O óleo é um produto de fácil acesso e se tornou vantajoso para o produtor caseiro e rural por possuir diversas funções, agindo como bactericida, inseticida e também pode controlar os nematoides.

Leia o rótulo e borrife nas suas clusias na proporção indicada.

Resumo das características

Nome popular Clúsia
Outros nomes Abaneiro, abano, manga-da-praia, mangue-bravo, mangue-da-praia
Categoria Arbustos
Ordem Malpighiales
Família Clusiaceae
Subfamília Clusioideae
Tribo Clusieae
Gênero Clusia
Espécie Clusia fluminensis
Origem Brasil
Tamanho Até 4 metros
Propagação Por estaca
Iluminação Meia sombra e sol pleno
Rega Muita água
Plantio O ano todo
Perfumada Não
Floração Outono
Frutos Não comestíveis
Postado em 17 de junho de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!