Como atrair pássaros e borboletas

Categorias: Dicas

Você tem um lindo jardim na sua casa e gostaria da companhia e pequenos voadores para fazer do seu quintal mais bonito? Ou tem uma rede na rua e quer atrair beija-flor para poder desfrutar da beleza das suas asinhas rápidas no fim de tarde? Se você deseja que a sua casa, jardim ou janela seja visitada por pássaros e borboletas existem algumas coisinhas que vão facilitar isso. Segue as dicas:

Árvores e floresborboleta-flor

É o básico para receber a visita desses animais, eles vivem em árvores e vão adorar pousar vez ou outra na sua. Não adianta querer atrair pássaros sem ao menos uma pequena arvorezinha, o que chama eles é a natureza. Árvores frutíferas são uma boa ideia, os animais se interessam pelas frutas e assim você terá mais chances de atrair eles. As borboletas são muito atraídas pelas flores, não esqueça de cultivar flores atrativas com cores vivas e ricas em néctar.

Comida

Sejam as árvores frutíferas ou comedouros, você pode ter certeza que se tiver comida e árvores, eles vão aparecer. O comedouro é bem recomendado, você pode escolher um que seja coberto, assim se chover a comida não molha.
frutas-passaros

Deixe o comedouro em local alto, nunca deixe no chão pois isso atrairá roedores e esse não é o seu objetivo. Você pode abastecer o comedouro com sementes, como as de alpiste por exemplo, ou com frutas maduras como banana, laranja, maça, mamão… aí é você quem decide.

E como atrair beija-flor?beija-flor-bebedouro

Esses são os preferidos de muita gente, são tão especiais que há produtos especiais para atrai-los. Você encontra em algumas lojas especializadas compostos que são dissolvidos em água para colocar no bebedouro próprio para eles. Embora muitas pessoas acrescentem açúcar a água para dar de beber ao beija-flor, essa não é uma maneira indicada de atrair os pássaros pois pode prejudicar a saúde deles.

Sacadas e janelas

Na sua casa pode não ter um jardim, nem mesmo pequenas árvores, mas você pode solucionar esse problema fazendo uso das janelas e sacadas. É claro que não podem ser andares muito altos, mas se você mora até quem sabe o terceiro andar pode receber essas visitinhas bem esperadas.
varanda-com-flores-e-plantas

Cultive flores na janela ou sacada, prefira aqueles vasos que ficam por fora da janela, você pode montar uma espécie de prateleira por fora para colocar os vasos com flores. Também é possível deixar comedouros do lado de fora, suspensos e presos a parede ou teto.

Nos andares mais altos os pássaros mais frequentes são: Bem-te-vi, maritaca, papagaio, sabiá-do-campo e sanhaço. Suas comidas preferidas estão entre banana, mamão, sementes de girassol e arroz cozido frio sem óleo ou tempero.

Fontes de água e ninhos

Além de ficar lindo e ajudar na decoração, as fontes de água e os ninhos chamam a atenção dos pássaros. Ter uma fonte de água vai fazer com que vários deles venham bebericar no seu jardim.
casa-passarinho

O ninho ou casinha você pode comprar em lojas de jardinagem e agropecuárias, aí é só forra-lo com materiais como pequenos pedaços de pano, materiais feitos de fibra, barbante ou palha, o importante é que sejam materiais próximos aos que os pássaros utilizam para fazer seus próprios ninhos. Pendure em árvores ou mastros, cada espécie prefere uma certa altura ou abertura da casa, pense em qual você quer em seu quintal e consulte o vendedor.

Paciência e persistência!

Esse é um trabalho que precisa ser cultivado, troque as comidas dos comedouros, deixe sempre água nova e mantenha o local limpo. Os pássaros e borboletas não vão aparecer de um dia para o outro, é importante que você faça esse trabalho todos os dias e mantenha o local atrativo para eles. Aos poucos os animais vão surgindo e criando o costume de aparecer por aí, tenha calma e logo receberá essas visitas especiais.

Postado em 13 de Fevereiro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!