Como cuidar das suas plantas no inverno

Categorias: Planta

No calendário ele só chega em 21 de junho, mas isso é mera formalidade, porque a friaca do inverno já bateu na porta, não pediu licença e ainda por cima sentou no sofá.

Quem mora no sul do Brasil, sabe bem o que estamos falando. Nossa empresa com sede em Porto Alegre, fica no coração do estado, ou seja, não é só de planta que a gente entende, é de frio também.

E pensando em te ajudar a não deixar suas plantinhas morrerem de frio ou de excesso de água, pensamos nessas dicas.

Com os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera.

Dicas para proteger as plantas no inverno

Se a planta for de vaso, transporte o vaso para um lugar mas seco

Criar uma estufa para proteger vasos de plantas durante o inverno é a melhor alternativa, mas não acessível a todos.  Por isso, movê-los para um local mais seco, protegidas do vento, da geada e da chuva pode ser uma alternativa bem eficaz. Mas leve-os de volta no lugar uma vez que o clima se estabilize.

OBS: Se você montou uma estufa, não deixe que a neve cubra o telhado da estufa, retire-a e deixe a luz solar entrar.

Cobrindo o terreno

Cobrir o terreno também pode ajudar determinadas plantas a sentirem menos frio. Musgo de turfa, folhas, serragem, palha e podem ser usados para cobertura. Geralmente, uma camada de 2 polegadas é suficiente para a proteção. Em algumas plantas, o esterco pode ser aplicado até o tronco principal, enquanto em outros, a camada deve ser de um a dois centímetros de distância dele. Portanto, é melhor para descobrir a exigência de uma planta antes de aplicar adubo.

Estacas

Caixas de papelão também são boas para oferecer a proteção necessária. Para cobrir uma planta adequada, providenciar quatro estacas de tal modo que elas rodeiam a planta e, em seguida, o pano de armar por cima. Certifique-se, o pano não toque a planta em qualquer lugar. Mantê-lo coberto durante o inverno, mas assim que a temperatura volta ao normal, retire a cortina e deixar a planta desfrutar de ar fresco.

Protegendo do vento

Essa dica é interessante para se pensar a média prazo, visto que uma árvore não cresce da noite para o dia.

Ventos frios também podem causar danos às plantas. Para isso, você pode colocar uma cerca ou plantar uma linha de altura de árvores verdes para proteger as plantas de danos provocados pelo vento.

Preparando o solo antes do frio

Fertilização do solo antes do início do período de congelamento irá ajudar a manter o solo enriquecido com nutrientes essenciais. Deste modo, o dano pode ser reduzido, como os nutrientes requeridos pela planta para sobreviver em condições críticas estarão disponíveis.

Regas

Em períodos chuvosos, se sua planta for de rua, cesse as regas. Se sua planta estiver em vaso em local coberto proponha-se a regar 2 vezes por semana nos dias mais frios.

 

 

Postado em 28 de Maio de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!