Como cultivar alface hidropônico em casa

Categorias: Acessórios

Recentemente a gente resolveu abordar o assunto dos “Alimentos Hidropônicos” – uma nova técnica que usa a água como base para o desenvolvimento das raízes.

Produzir alimentos hidropônicos em grande escala tem um custo alto de investimento, mas hoje queremos te ensinar a produzir em casa, sem grandes estruturas tão pouco investimento, mas que dá certo.

Como produzir em casa?

É perfeitamente possível cultivar vegetais pelo método hidropônico no ambiente doméstico, seja em casa ou mesmo apartamento; você pode ter sua horta sem solo e produzir seu próprio alimento.

Em dias como os atuais, é mais do que necessário que saibamos produzir e reciclar (dando o fim correto ao lixo). Mas voltemos a falar das alfaces…

A dica que daremos hoje é para um plantio em tubos de PVC. Lembrando que essa é uma produção caseira e que visa um baixo investimento, mas é importante que saiba que você já encontra no comércio estruturas prontas para pequenas produções domésticas.

Você vai precisar:

  • 1 barra 6 metros de cano de pvc esgoto 75 mm.
  • 2 tampas p/ cano de 75 mm (para tapar as laterais)
  • 2 joelhos p/ cano de 20 mm.
  • 1 barra 6 metros de cano 20 mm.
  • 60 cm de mangueira fina com diâmetro que você consiga encaixar na saída da bomba.
  • 1 tanque para reservatório de água.
  • 1 bomba de aquário tipo que fica dentro da água para 90 litros /hora 5 watts 110v ou 220v conforme sua região, você encontra dessas em lojas onde vendem peixes ornamentais ou empórios agrícolas.

Como fazer?

hidropoponia

Analise a imagem acima. Percebe o desnível? Para um cano de 6 metros de comprimento indicamos 7 cm de desnível; já o cano menor de 20mm de espessura, deve ficar com 2 cm de desnível. Quanto menor o desnível, menos força a bomba fará para empurrar a água para cima.

No modelo do cano de 6m com 75mm de espessura foram feitos 40 buracos com a serra copo, ficando uma distância de 15cm entre cada buraco.

Agora que você já fez os buracos é preciso prender esse cano numa estrutura (que pode ser uma parede). Então coloque o cano nos suportes e prenda-o com braçadeiras.

No lado esquerdo a mangueira injeta água que escorre pelo cano de 75mm e é escoda pelo cano de 20mm para o reservatório.

Procure tapar o reservatório para que nenhum mosquito deposite ovos. Ainda sobre o reservatório você pode usar um balde com tampa, um aquário ou qualquer outro recipiente de sua preferência.

Você precisará de mudas de alface (plantadas em espuma fenólica) que podem ser compradas em floriculturas ou pequenos produtores ou germinadas por você mesmo em uma estufa.

E, precisará também de uma solução nutritiva para folhosas que deverá ser depositada na água.

Nosso objetivo com esse post é te dar uma pequena ideia de como é o processo e o que precisará para inciar. Claro que, se você colocar a mão na massa, precisará estudar, ler, pesquisar e se aperfeiçoar.

Bom plantio!

 

 

Postado em 21 de agosto de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!