Como cultivar alho em casa

Categorias: Dicas

O Alho é considerado um rico alimento com imensas virtudes curativas que proporcionam importantes benefícios para a saúde. O alho é um alimento saudável, rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos que, por todas essas qualidades, deve fazer parte de uma dieta alimentar equilibrada.
E que tal você mesmo (a) fazer o plantio do alho na sua casa? É muito simples plantar e a estação mais indicada para isso é a “Primavera”, portanto acompanhe as dicas:

Você precisará:

Cultivar é simples

Cada dente de alho se transformará em uma nova cabeça de alho, para isso, destaque os dentes de alho que deseja usar.
Antes de colocá-lo diretamente na terra, vamos incentivar o brotamento colocando o alho, com a parte mais fina para cima, num recipiente com cerca de 1 cm de água (apenas no fundo). Ele deve permanecer nesse recipiente por uma semana até que tenha brotado conforme a imagem abaixo.
Assim que o alho atingir a forma e tamanho desejados, é chegada a hora do plantio.

mudas-alho

Plantando o broto de alho

Para plantar coloque a mistura de terra no vaso que você desejar. Faça buracos com os dedos de 2 a 3 centímetros de profundidade. Se for plantar mais de um broto de alho, de um espaço de 20 cm de cada cova.

Iluminação

O alho deve receber bastante iluminação solar direta. Por isso pense onde irá colocá-lo para que não fique na sombra nem pegue chuva.

Irrigação

Regue sempre que sentir o solo seco, mas não encharque.

Tempo de cultivo

Após o plantio, é possível colher o alho cerca de 4 a 6 meses depois.

Quando colher?

O momento de colher é quando o caule (a parte que fica pra fora da terra) começa a secar. Isso é sinal que seu alho já atingiu maturação.

Dica: Quando o alho começar a crescer, pode o caule floral para que não passe de 10 centímetros, caso contrário não iniciará o crescimento do alho.

Postado em 25 de setembro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!