Como cultivar Girassol Anão

Categorias: Floríferas

O que você sente quando olha pra eles? Alegria? Conforto? Felicidade?
O girassol é uma planta cercada de simbologia. Entre elas, atrai alegria, poder, sentimento de conforto, felicidade, prosperidade e sorte. É tudo o que precisamos! Acredita-se que ele traz sorte e boas vibrações ao ambiente. Para o Feng Shui, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. É a flor do equilíbrio.

Originária da America do Norte e Central, o Girassol – Hellianthus AnnusFlor do Sol, é uma espécie de flor pertencente a família Asteraceae, com floração anual, que necessita de rica exposição ao sol para existir.

Que tal plantar essa boa energia no seu jardim? Nesse post vamos te mostrar como!

Crendices populares

Hungria Na Hungria acredita-se que se algumas sementes de Girassol forem colocadas na janela, ainda no princípio da gravidez, nascerá um menino.
Brasil No Brasil se diz que é possível curar a infertilidade, apenas colocando suas sementes ao sol na janela de quem quer engravidar.
Espanha Na Espanha a crença é que é preciso onze dessas flores para ter a sorte ao seu lado.
 Maias Na cultura Maia, as mulheres faziam um extrato de pétalas (na verdade, as lígulas), usado como afrodisíaco.
México No México as pétalas são refogadas no óleo e ingeridas, para felicidade dos noivos no casamento.

O poder nutricional da semente de girassol

Além da flor ser linda e energizada, suas sementes fazem muito bem ao nosso organismo:

Semente-de-Girassol

  • A semente de girassol combate a prisão de ventre, pois este tipo de semente possui muita fibra;
  • Melhora a saúde cardiovascular porque as sementes têm gorduras boas para o coração;
  • Protegem as células pois têm antioxidantes;
  • Diminuem o colesterol pela presença de fibras e gorduras saudáveis.

As sementes de girassol podem ser consumidas misturadas em saladas verdes ou salada de frutas, em vitaminas, batidas em sucos de frutas ou bolos.

Como plantar girassóis

Se você gosta do amarelo, gosta de flores e simpatiza com os girassóis então você tem todos os atributos necessários para ter essas flores em casa. Apesar de ser mais comum em estações mais quentes, o girassol anão pode florescer em qualquer época que apresente temperatura entre 18ºC e 30°C.

O recipiente

Se você vai plantá-los em vasos, limpe-os antes. Escolha um vaso de acordo com o tamanho da espécie. Os de 30cm a 40cm e as jardineiras de janela são mais recomendados para o Girassol Anão. As espécies maiores já pedem recipientes de 18 a 20 litros.

Plantando

Deposite no fundo do vaso ou jardineira um material que faça a drenagem da água, como pedras, cinasitas, cascalhos, pedaços de terracotas ou pequenas espumas de poliestireno. Para o solo, você precisará de mistura de compostagem e solo comercial. Acrescente ao vaso esse material deixando 3cm do topo. Acrescente de 2 a 10 sementes por vaso e regue. Mantenha o solo sempre úmido para que ocorra a germinação.

Principais cuidados

Para quem os seus girassóis fiquem fortes e saudáveis por bastante tempo, é necessário realizar alguns simples cuidados. Conforme a planta vais crescendo, corte as mudas fracas, doentes e com má formação. Você deve ficar atento quando o espaço não estiver mais comportando a planta, para mudá-la para um vaso maior.

Girassol gosta de sol! Coloque seus girassóis em um local ensolarado, posicionado na direção do sol. Atente-se para eles não fiquem muito tempo do dia na sombra e nem peguem chuva em excesso. Se for colocar em sacadas ou parapeitos de janelas cuide com a posição solar.

Postado em 31 de julho de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!