Como cultivar tomates em casa

Categorias: Acessórios

Tem um valor e um sabor especial fazer uma linda salada com tomates cultivados em casa. Além de saboroso, é muito mais saudável pois está consumindo um produto livre de agrotóxicos, quem ganha é sua saúde.

Plantar e cultivar tomates em casa, no jardim ou em vasos, é mais simples do que se imagina. E queremos te incentivar a ter essa experiência com jardinagem, que faz bem a sua saúde física e mental.

Então, vamos plantar?

O que é preciso para cultivar tomates num vaso

O primeiro passo na hora de plantar é escolher o vaso e providenciar todo o aparato de jardinagem. Você pode iniciar do zero, com sementes, ou pular a primeira etapa e plantar algumas mudas.

É importante providenciar terra, argila expandida ou brita (para o processo de drenagem) e adubo.

Qual tomate escolher

Existem diferentes tipo de tomates, alguns crescem mais rápido outras variedades demoram mais pra madurar. Alguns são grandes, outros bem pequenos, tem também os redondos, os ovais, etc. É importante saber o que está plantando, para que saiba o tempo da colheita.

Mão na massa

É necessário um conhecimento básico de jardinagem, mas, resumindo a ordem nos fatores:

  • Observe se o vaso tem furações no fundo, se não tiver “faça”;
  • Deposite uma camada de uns 2 dedos de brita ou argila expandida;
  • Deposite a terra já preparada;
  • Faça um buraco no centro e deposite a muda;
  • Afofe a terra em volta e regue.

Se optar por plantar as sementes, saiba que elas precisam de pelo menos 3cm de espaço entre cada uma. O cultivo das sementes é mais delicado e após a brotação, ela só deve ser transplantada depois que já atingiu uns 10cm de altura.

Após acomodar seu cultivo num vaso, faça regas regulares e se possível adicione fertilizante durante o período de crescimento.

Épocas

Antes de qualquer coisa, o solo não pode estar frio, senão o tomate dificilmente vai crescer. Isso significa que a primavera e verão são as melhores estações para o plantio.

Boa Sorte! Problemas podem aparecer, como pragas e animais querendo se alimentar do seu tomateiro, mas isso a gente te ajuda a resolver em outro post.

Postado em 2 de setembro de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!