Como fazer a manutenção da grama no outono/inverno

Categorias: Arranjos de flores e plantas

Quem tem gramado em casa sabe da importância da manutenção contínua. Cortes frequentes, regas e adubação de tempos em tempos são necessários para estar sempre com uma boa aparência.

Na estação do outono e inverno, presenciamos mudanças bruscas de temperaturas – num dia calor de 30° no outro 5° marcam os termômetros – se a nossa saúde já se fragiliza com a discrepância térmica, imagina as plantas.

Em algumas regiões do país, devemos redobrar os cuidados com as plantas e realizar uma manutenção específica para que a grama aguente a mudança de clima. Por isso, separamos algumas dicas para que seu gramado chegue na primavera lindo, verde e exuberante.

Você sabia que no outono seu gramado começa a se preparar para entrar no período de dormência? É uma fase em que a grama cresce em um ritmo desacelerado já se preparando para a chegada do inverno. E quando o inverno chega, a grama finalmente entra em dormência vegetativa – isso significa que ela poupa energia para suportar os dias mais frios, crescendo pouquíssimo.

O outono

É no outono que algumas espécies de plantas perdem suas folhas – isso é uma forma de proteção contra o frio, não necessariamente causado pela baixa temperatura. Quando isso acontecer é importante limpar o gramado – onde as folhas caem – retirando o acúmulo de folhas, ervas daninhas, galhos secos, etc.

O objetivo disso é permitir que a luz do sol chegue até a grama, nutrindo-a para que continue bem durante a baixa temperatura. Já esqueceu algum objeto na grama que bloqueou a luz solar? Uma madeira, um brinquedo de criança, um objeto qualquer? Isso marca e mata a grama, pois impede que ela faça a fotossíntese; o resultado é um amarelado sem vida, difícil de reverter.

Podas no outono/inverno

Depois que a manutenção foi realizada, verifica-se a necessidade de poda. Você já sabe que a fará com menos frequência, mesmo assim, quando a fizer, realize de maneira que a grama se mantenha um pouco mais alta, entre 3 a 4 cm, dessa forma o gramado conservará melhor a umidade e ficará mais protegido contra o frio. 

Equipamentos

Manutenções no jardim precisam ser feitas com equipamentos em boas condições – por isso as lâminas devem estar afiadas, porque caso contrário isso danificará a grama.

Areação do gramado

Depois da poda, faça a varredura do pátio. Como já explicamos o gramado não pode ficar com restos de folhas ou lixo orgânico sob ele. Essa limpeza vai garantir que todo o gramado receba luz do sol, melhorando assim a aeração e diminuindo a temperatura e umidade.

Essa limpeza é muito importante também porque evita que pragas e outras doenças se proliferem no seu jardim.

Substratos

Após realizar a limpeza do gramado ele fica preparado para receber o substrato nas camadas inferiores do solo. O processo de cobertura do gramado consiste em adicionar terra vegetal sobre ele com o intuito de promover sua renovação, protegendo contra o frio e geadas, incorporando nutrientes e ajudando na nivelação do mesmo. Adicione um pequeno volume de terra, aproximadamente 3 centímetros, e posteriormente regue toda a cobertura para facilitar a incorporação da mesma. 

Postado em 1 de abril de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!