Como fazer uma espiral de ervas

Categorias: Decoração

A forma em espiral é encontrada frequentemente na natureza, ela oferece diversos elementos em um só espaço formando um microclima com várias espécies diferentes. As espirais podem ser pequenas para quem não tem muito espaço e bem grandes para quem consegue conciliar seu tamanho ao do local onde irá ser plantada. Uma espiral fica linda e harmoniza as plantas variadas de seu jardim, é uma ótima opção de decoração e você ainda ganha os benefícios das ervas plantadas.

Para fazer uma espiral de ervas siga esses passos:

1. A escolha do local e material

É fundamental escolher um lugar ao ar livre, que seja ensolarado, com água por perto e de fácil acesso. A sua espiral pode ser feita com pedras, telhas, bambus, tijolos ou garrafas de vidro… É você quem escolhe!

2. Montando a espiral

Agora você precisa começar a demarcar a sua espiral, vá colocando o material escolhido e delimitando a área e circunferência da espiral. Caso usar telhas ou garrafas, cave um pouco mais fundo. Se for pedras é só ir empilhando elas conforme a espiral deve crescer.

3. Prepare a terra

Para formar um solo rico em nutriente você vai precisar misturar terra adubada, húmus de minhoca e areia. Com o solo pronto prepare para a colocação espalhando palha seca, isso ajudará a manter a umidade do local.

4. Hora de plantar!

A parte mais aguardada chegou, depois que a sua espiral estiver montada e você já conseguir visualizar como ela vai ficar, chegou a hora de plantar! O legal é plantar cada erva de acordo com a sua necessidade, escolha as plantas que você vai usar e aí é só planta-las no espaço certo.

As ervas que gostam mais de água devem ser plantadas na parte de baixo, onde o solo se encontra mais úmido. Plantas indicadas para a base da espiral:

Alfavaca

Alfavaca

arnica-de-jardim

Arnica de jardim

carqueja

Carqueja

gengibre

Gengibre

hortelã

Hortelã

mil-folhas

Mil folhas

beladona

Beladona

cavalinha

Cavalinha

coentro

Coentro

As plantas que preferem um tempo mais ameno, com meia-sombra e solo seco devem ficar no meio, essas são exemplos:

estragão

Estragão

losna

Losna

Na parte de cima onde pega mais sol, você pode plantar:

Alecrim

Alecrim

alho

Alho

arruda

Arruda

babosa

Babosa

melissa

Melissa

manjericão

Manjericão

Pimenta

Pimenta

boldo

Boldo

salsa

Salsa

cebolinha

Cebolinha

Depois de algumas semanas com tudo plantado vão começar a aparecer as ervas e aí é só aproveitar, seja para um tempero, chá ou decoração!

Postado em 6 de fevereiro de 2017 | 2 comentários, clique aqui para ler

2 Comentários

  • Mariza Dipp

    01/12/2017

    Olá! Estou à procura de muda de carqueja. Podem conseguir para mim? Meu celular/WhatsApp é 98125-2316. Prefiro resposta pelo WhatsApp do que por e-mail. Aguardarei retorno de vcs. Sou de Porto Alegre.

    • HM Jardins

      11/12/2017

      Contato realizado via whatsapp.

Deixe seu comentário!