Como plantar acerola em vaso

Categorias: Arbustos, Árvore

Em si tratando de vitamina C a acerola está entre as frutas mais cotadas. Ela possui uma média de 1790 miligramas de vitamina para cada 100 gramas de polpa, enquanto que a laranja tem cerca de 40 mg. A necessidade de ingestão de vitamina C por dia é diferente em cada fase da vida, e a necessidade de consumo também varia de acordo com o gênero; homens precisam de mais quantidade que as mulheres.

Mas, na idade adulta que vai dos 19 aos 50 anos os homens necessitam em média de 90mg/dia e as mulheres de 75mg/dia.

Essa introdução foi apenas para te convencer que ter um pé de acerola, quer seja no pátio, quer seja em vasos, vale muito apena, “a saúde agradece”.

A acerola (malpighia emarginata), é um arbusto ou arvoreta que pode atingir 3 metros de altura e é super bem adaptado ao clima brasileiro. Também é conhecida como azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas. Como já dissemos, sua principal característica é possuir um fruto riquíssimo em vitamina C que pode ser consumido fresco ou na preparação de sucos e doces.

Necessidades da planta

Como a acerola é uma planta tropical nativa das Antilhas, América Central e norte da América do Sul, requer bastante água e calor para que produza bem. Esta planta se desenvolve bem nas temperatura que vão dos 15C aos 32ºC e, principalmente, se a média anual for de 26ºC.

O tipo de solo ideal

A aceroleira gosta de solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Por isso, precisará de um vaso grande para que as raízes tenham vasão.

Cuidados com o vaso

Conforme a planta for crescendo você pode transplantá-la para vasos ainda maiores que devem sempre acompanhar seu desenvolvimento.

acerola-vaso1

Na rua, a aceroleira pode chegar os 3 metros, mas num vaso, você não vai conseguir todo esse tamanho.

Adubação

Na rua e em condições ideais a aceroleira dará lindos frutos, ficando possivelmente carregada. Mas num vaso para se ter esse resultado é preciso adubar e colocá-la num lugar que possa tomar bastante sol (uma sacada bem iluminada).

Transplantando uma muda enxertada

É mais prático você comprar uma muda enxertada que fazer a muda e esperar seu desenvolvimento. Então, a orientação é comprar uma muda bonita e pronta para receber um transplante de vaso e casa.

transplante

Compre um vaso, um adubo e terra de boa qualidade e preencha de terra em volta do torrão transplantado. Firme bem a muda com a ajuda de uma haste de madeira até que a muda/árvore se enraíze no solo.

Assim que transplantada você deve fazer regas todos os dias.

Postado em 19 de Março de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!