Como plantar batata doce em vasos

Categorias: Dicas, Planta, Vasos

Elas costumam estar na nossa lista de supermercado ou feira e são bastante consumidas nas casas brasileiras de norte a sul do país, estamos balando das batatas.

Existem mais de 5 mil tipos de batatas e cada espécie tem uma história, uma origem e valores nutricionais diferentes; batata Asterix, batata doce, batata inglesa, batata baroa, batata baraka, batata ágata, batata yacon são algumas das espécies conhecidas e consumidas no Brasil e hoje vamos te mostrar como é fácil produzi-las, de maneira orgânica, num pequeno espaço na sua casa ou apartamento.

“Batatas não são todas iguais”, mas, em casa você pode plantar qualquer espécie, é só escolher a que mais gosta, comprar os insumos necessários e praticar um pouquinho de jardinagem.

Quer aprender a plantar batata doce em casa? Existem muitas técnicas diferentes para plantar batatas, mas, hoje, vamos ensinar a partir do plantio de uma rama.

Para dar partida na sua produção você vai precisar de:

  • Vasos
  • Substrato
  • Ramas de batata doce

Preparando o vaso

O vaso abaixo pode ser comprado ou criado por você, reciclando ou simplesmente comprando dois vasos iguais e fazendo buracos em um deles (para facilitar a colheita e reaproveitar a terra e as ramas para um novo ciclo).

plantar_batata

Abra buracos laterais | Recicle latas de outros produtos para o plantio

Sugestão: vaso de 30 ou 50 litros.

Substrato

Depois de preparar o vaso, você deve inserir um substrato, terra de jardim até metade do vaso. O substrato precisa ser poroso, aerado, pois batatas não gostam de terra que não drene água.

Plantando a rama

Plante 5 ou 6 mudas (galhos) de batata doce no vaso; nos primeiros 30 dias essa rama vai enraizar e se desenvolver, no momento que essa rama atingir a altura do vaso você deve acrescentar mais terra (mas sem cobrir a rama por completo). Feito isso, espere de 90 a 120 dias para colher a batata.

Colheita

Para colher, levante o balde de dentro, retire apenas as batatas, coloque o balde com as ramas de volta no lugar para que um novo ciclo recomece. As ramas produzirão novas batatinhas nos próximos meses.

Postado em 2 de julho de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!