Plante camomila e tenha seu chá à disposição

Categorias: Ervas e temperos

Uma das ervas mais usadas para infusão é a camomila. Um chá gostoso, quentinho e podendo ser cultivado em casa, por você, é um diferencial.

Cultivar a camomila no jardim é um projeto fácil. E você pode cultivá-la de muitas formas… Aprenda como:

Plantando as sementes dentro de casa

etapa

Plante as sementes da camomila dentro de casa no final do inverno. Encha uma bandeja de plantar com divisórias com uma mistura de terra para vaso úmida. Nivele e deixe a terra firme com a parte de trás de uma colher velha.

Plante 2 ou 3 sementes em cada divisão, e então cubra-as com uma fina camada da mistura.

Cubra a bandeja com um saco plástico de mercado transparente. Ponha a bandeja em luz moderada, mas não na frente de uma janela. A luz será intensa demais quando ampliada pelo vidro. Um ponto a alguns metros de uma janela ensolarada é suficiente.

Verifique as sementes todos os dias. Se a terra parecer seca, borrife um pouco de água com uma garrafa de spray. Mantenha a terra sempre úmida, ou as sementes podem morrer.

Remova o plástico e leve a bandeja até uma janela ensolarada quando elas germinarem. Se você não tiver uma disponível, ponha a bandeja sob duas lâmpadas fluorescentes, e ligue-as por no mínimo 14 horas ao dia. As temperaturas ambientes são suficientes, mas não deixe a bandeja perto de uma porta ou janela com corrente de ar.

Remova os brotos quando eles tiverem cerca de 0,5 cm, deixando apenas um broto saudável em cada divisória. Para remover os brotos, pegue-o no nível da terra. Não a puxe, pois você pode perturbar as raízes do broto que você manterá.

Aperte a ponta de cada broto. Isso fará com que ele crie ramos, criando uma planta mais cheia.

Transplantando os brotos de camomila

Prepare a área do jardim afofando 15 cm dele com uma enxada, e então usando um ancinho para alisar a superfície da terra.

Use uma colher de pedreiro ou pá pequena para fazer um buraco pequeno para cada planta, deixando 20 a 25 cm entre elas. Plante os brotos nos buracos, e então compacte o solo ao redor das raízes.

Regue as plantinhas cuidadosamente para evitar de afogar os brotos. Uma mangueira com um bico de spray funciona bem. Mantenha os brotos úmidos até notar que eles continuam crescendo.

Plantando sementes de camomila diretamente no jardim

Solte o solo com uma enxada e remova quaisquer pedras. Alise o solo com um ancinho.

Regue levemente a área, e então salpique as sementes de camomila pelo topo do solo. Não cubra as sementes, mas regue-as com uma garrafa de spray. As sementes de camomila germinarão em 2 a 3 semanas.

Afine os brotos quando eles tiverem cerca de 5 cm de altura, deixando 20 a 25 cm entre cada broto. Para isso, aperte ou corte a planta no nível do solo. Não os puxe, pois você pode perturbar os outros brotos.

 

Postado em 11 de junho de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!