Como recuperar uma planta seca

Categorias: Dicas

Sua planta começou a secar? Calma! Precisamos identificar a causa e agir o mais rápido possível para que a planta não morra.

Normalmente as plantas secam por 3 motivos:

 

Case 1

Se você foi viajou e não teve como deixar alguém cuidando de suas plantinhas e quando voltou elas estavam quase em óbito, saiba que, se ainda estão vidas, é possível recuperá-la.

O excesso de água pode matar uma planta. Mas, em casos extremos, ele é necessário. Veja abaixo um passo a passo para recuperar suas plantas.

  1. Elimine folhas e galhos secos.
  2. Retire a planta do vaso ou do jardim, com o devido cuidado para manter as raízes intactas.
  3. Coloque a planta, junto com a terra, em um recipiente maior do que o seu tamanho e cheio de água morna, para aumentar a absorção da água na terra.
  4. Deixe a planta nesse processo de hidratação por dez minutos.
  5. Drene o excesso de água.
  6. Após escorrer, leve a planta de volta ao seu vaso ou área de plantio.
  7. Pulverize as folhas com água.
  8. Se ela ficou tempo demais exposta ao sol e calor, deixe-a na sombra por algum tempo até que se recupere.

Fique atento aos sinais de recuperação da planta. Faça regas constantes, mantendo o solo sempre úmido. Se ela não esboçar nenhuma brotação, foi tarde demais. Ela se foi!

Case 2

Existem muitas plantas que só sobrevivem à meia sombra ou sombra, é o caso da costela-de-adão, por exemplo que detesta sol em abundância.

A principal dica neste caso, é que você pesquise com um jardineiro, paisagista, no Google ou deixando um comentário nesse post, se sua espécie de planta em questão se desenvolve à sombra, meia sombra ou sol. Se diagnosticar que ela se desenvolve longe do sol, retire-a do ambiente imediatamente e coloque-a à sombra. Regue, adube e espere.

Leia também: COMO CUIDAR DE SUA COSTELA DA ADÃO

Case 3

Você mudou sua planta de vaso ou de lugar no seu jardim, e ela começou a secar! Isso é bastante comum, mais fácil de resolver.

Observe se há galhos ou folhas secas, mas se também há novas brotações. Quando uma planta é mudada de lugar ela precisa de um tempo para se adaptar. Elas são seres vivos, e assim como nós, sentem uma mudança de habitat. Então, tenha um pouco de paciência, tenha atenção as regas e observe se ela está dando sinais de brotações. Pode os galhos e folhas secas, para que não roubem a energia dessa planta.

Para quase tudo na vida há uma solução, você só precisa identificar o problema e agir.

Postado em 13 de novembro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!