Conheça as melhores fases da Lua para cuidar da sua horta

Categorias: Dicas

O ciclo lunar tem enorme influência no fluxo da seiva das plantas e na agricultura em geral.

É preciso observar a lua que ajuda a marcar, através de seus ciclos, etapas de plantio, cultivo e colheita.

Há quem só corte o cabelo apenas na lua crescente, existem pessoas que calculam partos usando as fases da Lua, e tem agricultores que seguem à risca o calendário lunar em plantios e colheitas inteiras.

LUA CHEIA

Nessa fase da lua as folhas estão com seiva devido a maior luminosidade lunar.

Aproveite para colher flores, frutos e folha e também plantar. Deve-se evitar mexer muito nas plantas, limitando-se a retirar folhas secas e galhos. Perto da lua cheia, as plantas estão com seus aromas potencializados, atraindo animais, então, aproveite para montar armadilhas para controle biológico.

Plantas que nascem nessa fase da Lua são mais resistentes à seca.

Colher frutos, como tomate, laranja, pimentão e abacaxi. Frutos colhidos nessa fase da lua retém mais nutrientes. Logo, são mais saborosos e duram mais.

LUA CRESCENTE

A seiva sobe para as folhas, concentrando nos talos e ramos. Plantio de tudo o que cresce acima da terra, ex: tomate, laranja, alface, milho, soja, rúcula, espinafre, coentro, orégano etc.

Época boa para colher folhas medicinais.

Plantar flores e espécies que possuem sementes pequenas, como beterraba, rabanete e cravo.

LUA MINGUANTE

A seiva desce para as raízes. Ideal para plantio / semeadura de tudo o que cresce abaixo da terra ex: alho, cenoura, cebola, mandioca, batata, rabanete, beterraba, etc. Pouco antes da lua nova, ideal para colheita de sementes.

Dê preferência para intercalar adubações de 15 em 15 dias, sendo uma durante o último quarto minguante. Pode os galhos e ramos que você não quer que voltem a crescer. Faça controle de pragas.

Germinar sementes. Plantas que nascem nessa fase da Lua são mais resistentes a estações chuvosas.

LUA NOVA

Plantio de tudo o que cresce acima da terra ex: arroz, feijão, milho e lentilha. Colheita e plantio de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos.

Você pode plantar alimentos de raiz, como beterraba, batata, cenoura e mandioca transplantar mudas que já possuem folhas definitivas.

Época de escarificar o solo (fofar a terra, a fim de dar arejamento às raízes das plantas).

 

Postado em 2 de Janeiro de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!