Copo de Leite – cuidados e manutenção

Categorias: Floríferas

Seja na decoração de sua casa, para dar de presente, no buquê da noiva ou na decoração do evento o Copo de Leite é uma flor que harmoniza em qualquer ambiente.

O copo de leite possui pétalas aveludadas, formato exótico e é considerado uma flor ornamental. Bastante elegante, sofisticado e moderno é muito utilizado na decoração de eventos como casamentos.buque

Significado

O significado do copo-de-leite mais comum é a pureza e essa é uma das razões que justificam sua utilização em cerimônias de casamento, representando a castidade e a santidade da união matrimonial. Remete ainda à paz, tranquilidade, pureza e calma. A espádice amarela de seu interior também tem significado: felicidade, prosperidade e iluminação espiritual.

Características do copo de leite

De nome científico Zantedeschia aethiopica, é originário da África do Sul e pode ser encontrado naturalmente em margem de lagos.

Apesar de ser bastante adaptável ao clima tropical, essa flor gosta de temperaturas um pouco mais baixas, suportando frio de 4°C, por isso tem bastante dificuldade em lidar com o clima muito quente.

Seu nome curioso remete ao formato de sua espata parecido com um copo. Ela é a inflorescência responsável por proteger e envolver as flores verdadeiras, que são pequeníssimas, e atrair polinizadores.

O copo-de-leite original é branco, mas com técnicas de reprodução hoje já há flores com outras cores, como amarela, laranja, roxa, vermelha e rosa.copo-de-leite-colorido

O copo-de-leite (planta) é perene, ou seja, pode florir por vários anos. Ela chega até a um metro de altura pode ser mantida com poucos cuidados.
Se você tem copos de leite no jardim precisa ter um cuidado maior com as flores, pois as pétalas são extremamente sensíveis.

Muita atenção: o copo de leite é uma flor tóxica, por isso deixe longe do espaço que as crianças costumam brincar. Mas, se houver contato com as mucosas (lábios ou língua) provoca irritação, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar.

Dicas para um cultivo de sucesso

A reprodução do copo de leite pode ser feita por sementes ou por touceiras de flores plantadas. Se pretende cultivar essa espécie em vasos ou no jardins, vamos as dicas:

    1. Faça uma mistura no solo de composto orgânico com terra comum.
    2. Mantenha a terra deve estar sempre úmida, mas não encharcada, imitando as condições encontradas junto a lagos e rios.
    3. A planta deve ficar em locais muito bem iluminados quando a temperatura ambiente for relativamente baixa.
    4. Se o plantio for em vaso ele pode ficar à meia sombra ou proteger o canteiro com alguma cobertura durante o verão.
    5. A rega deve ser regular, mas apenas o suficiente para manter a terra úmida, e evitar molhar as folhas e as flores.
    6. A época de floração ocorre entre os meses de janeiro a agosto. Mas, quando bem cuidada, pode acontecer durante todo o ano.

A época de floração ocorre entre os meses de janeiro a agosto. Mas, quando bem cuidada, pode acontecer durante todo o ano.

Postado em 6 de agosto de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!