Criança & Natureza – Incentive esse contato

Categorias: Datas comemorativas

Nessa semana em que comemoramos o dia da criança (12 de outubro), essas preciosidades que nos ensinam a amar incondicionalmente, queremos te alertar e informar sobre o quão importante é o contato com a natureza para seu crescimento e desenvolvimento.

Nos dias de hoje, em que a interatividade do videogame, do celular e do tablet chamam a atenção da criança e os prendem dentro de casa, se torna cada vez menor o contato da criança com a natureza, com brinquedos mais rústicos e com a simplicidade das coisas.

Pesquisas comprovam que, o contato da criança com verde, proporciona o aumento das atividades cerebrais, a criação de novas redes neurais e também aumenta a conexão entre os neurônios.

E ainda, o contato com a terra, com os animais e com os sons da natureza deixam mais sensíveis os 5 sentidos da criança (tato, paladar, olfato, audição e visão) e melhora sua percepção de conhecimento e informação.

Pés descalços

É bastante comum pais e mães terem certos medos em relação a saúde de seu filho.
Por exemplo, permitir que a criança ande de pés no chão,  se suje ao brincar e tenha contato com animais. Mas tudo isso que foi citado, se dosado, fortalece o sistema imunológico, auxilia na perda de peso e estimula a independência do seu filho.

Claro que o receio de uma dor de garganta, de um resfriado ou de uma alergia faz parte dos milhares de medos que os pais têm. Mas é importante que se saiba, que tudo isso é estudo/pesquisa de grandes universidade e que quanto mais contato seu filho tiver com a natureza, mais saudável ele será.

Após o momento de brincar, o banho e a limpeza das unhas são atitudes necessárias, pois ter contato é importante, mas manter a criança exposta a sujeira por muito tempo coloca em risco sua saúde. O segredo é dosagem!

Incentive antigas brincadeiras

Que tal incentivar seus filhos a brincar com carrinho de madeira, boneca de pano, peão, bolinha de gude, elástico, amarelinha, pula corda, etc.

brincadeiras

São tantas as brincadeiras antigas, que foram substituídas por outras mais tecnológicas, mas que certamente proporcionam à criança, consciência corporal, raciocínio lógico e sociabilidade.

Incentive seu filho a plantar, criar uma hortinha caseira, colocar a mão na terra e manter esse contato com a natureza.

Curiosidade

Em 20 de novembro de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.
Porém, alguns anos antes, em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Mas somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela.

Postado em 10 de outubro de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!