Cuidar das plantas no outono

Categorias: Dicas

O outono é um período de transição entre o verão e o inverno, o início do outono ocorre no dia 20 de março e termina em 20 de junho em 2017, essa estação tem características de sua antecessora e sucessora.

Os dias de outono costumam ser mais curtos e as noites mais longas, a luz é gradativamente reduzida e as temperaturas começam a cair. O outono é época de chuva para a região Norte e Nordeste, e é quando a frequência de chuva diminui especialmente no Sudeste e Centro-oeste, bem como na região Sul porém com menor intensidade.

Faxina de outono

Os raios solares são menos intensos nessa estação, então a poda é aliada quanto a incidência desses raios no solo. Retirar os galhos secos e folhas mortas e em excesso facilita a penetração do sol e o armazenamento de energia para o período de dormência. O inverno é conhecido como o período de dormência das plantas e o outono uma preparação para ele.

Porém o outono não é a época para fazer a podas drásticas, pois ela vai interferir no armazenamento de energia e no desenvolvimento da planta. Somente as folhas que estão jogadas devem ser retiradas, as que estão para florescer no final de outono ou inverno não podem ser podadas. Cada espécie tem seu tipo de poda, mas você pode fazer o simples e básico que é retirar as folhas secas, quando for retirar essas folhas esterilize as tesouras de poda para que não tenha perigo de as plantas serem contaminadas com algum fungo ou bactéria presente no utensílio.

Plantas do outono

A famosa imagem de folhas caídas no outono só pode ser observada na região Sul. Enquanto as folhas caem no Sul, na região norte nascem flores de algumas espécies como o gerânio e a acácia-mimosa. Outras flores que florescem durante o outono são: flor da fortuna, pata-de-vaca, jasmim azul, cosmos amarelo e quaresmeira. Já algumas plantas esperam até a chegada da primavera para florescer e enquanto isso se preparam durante o outono, essas são:

Adubação e rega

O fertilizante mais recomendado para o outono é o húmus de minhoca, mas você também pode usar torta de mamona e farinha de osso, dê preferência sempre para fertilizantes orgânicos pois eles tendem a manter o solo úmido. Adube as plantas a cada 20 dias durante essa estação.

Com as baixas temperaturas a perda de líquido das plantas é menor, então a irrigação delas também pode ser diminuída. Se as plantas eram regadas a cada 2 dias, no outono é ideal que sejam regadas a cada 4, é claro que é preciso ficar de olho no solo e compreender a necessidade de água naquele planta naquela estação, nem todas são iguais.

Ácaros

Junto com o outono aparecem os ácaros, eles são aranhas minúsculas que se escondem embaixo de folhas e deixam as plantas com manchas brancas. Você pode combater o ácaro com caldo de cebola, saiba como fazer:

Caldo de cebola

Ingredientes:

2 cebolas;
1 litro de água.

Modo de preparo:

Descasque, corte e bata as cebolas no liquidificador com a água, coe e está pronto para borrifar nas plantas, use uma vez por semana e nunca nos horários de sol forte.

O outono é quando a transformação acontece ou se prepara para acontecer, é um tempo antes da mudança drástica de clima que permite a nós o preparo para tudo novo. Essa estação vai levando as folhas antigas representando a chance de um recomeço.

Postado em 21 de Março de 2017 | 2 comentários, clique aqui para ler

2 Comentários

  • Carla perratas

    11/12/2017

    Minhas plantas são uma espêcie de mini árvores. São Num, Que as cutivo num jarro elas jå tem dois anos e não passam de um metro. toda manhã as olho , nossa qunta Folha caída ,mas as informações me ajudaram muito.

    • HM Jardins

      11/12/2017

      Olá Carla, Ficamos felizes em poder ajudar. Em 2018 muitas outras dicas virão... Grande abraço e um excelente fim de ano!

Deixe seu comentário!