Cultivando rosas em apartamento

Categorias: Arbustos, Floríferas

14Sim, é possível cultivar rosas em apartamentos, as sacadas são os lugares mais apropriados. Apesar de parecerem sensíveis, as rosas são flores como qualquer outra e sendo assim, podem ser cultivadas por qualquer pessoa com boa vontade e um pouco de conhecimento sobre flores e plantio. Se você tem “Boa vontade” o resto deixa com a gente.
A rosa é um arbusto de clima mais ameno que floresce da primavera ao outono e é muito exigente em fertilidade do solo, luz e permeabilidade do substrato.

Escolhendo o vaso certo

Seu cultivo em vasos permite a ornamentação de espaços em sacadas, terraços, lajes planas e pequenos jardins. As rosas são flores de raízes longas, por isso, os vasos indicados para o cultivo das plantas precisam ter em torno de 30 centímetros de profundidade, para que consigam absorver a água e os nutrientes necessários para que cresçam e floresçam. O conselho é usar suporte com rodinhas sob o vaso, assim quando a planta entrar em dormência no outono será realocada para um recanto menos visado do espaço.

A iluminação

Uma das causas da mortalidade de rosas é pouca luminosidade, isso quanto cultivadas em apartamentos, que é o tema apresentado hoje. Por isso, se você pretende ter uma roseira mesmo assim, a varanda, sacada ou outro local que bata sol é o local mais indicado para colocar sua roseira. Elas precisam de iluminação constante, hora de sol por dia.

Solo e Adubação

Rosas se adaptam a maioria dos tipos de solo, o que é muito bom. A única exigência é que ele seja rico em matéria orgânica e possua drenagem adequada. Sendo assim, uma mistura de 40% de terra, 40% de húmus e 20% de areia é perfeita para o cultivo das rosas. E ainda, ela deve receber uma adubação com maior teor de (P) Fósforo ou seja 4-14-8 (NPK) ou um suplemento de farinha de ossos ou superfosfato, além dos demais adubos.

Regando suas rosas

A roseira deve se regada diariamente até aparecer a primeira folhagem.
No verão, as regas podem ser feitas 2 a 3 vezes por semana.
No inverno, 1 vez por semana.
A rega deve ser feita sempre no caule e nunca se deve molhar as flores, pois favorece o aparecimento de doenças.

Podar é preciso

Sempre que notar o surgimento de folhas secas, é preciso podar cortando o galho imediatamente abaixo das pétalas. Fazendo isso, você colabora para o nascimento de um novo botão.

Postado em 14 de agosto de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!