Decorando sua casa com plantas aéreas

Categorias: Dicas

Seja na área externa ou em um espaço reservado dentro de casa, as plantas aéreas dão charme e elegância ao ambiente. São muitas as espécies aéreas e você pode variar entre plantas aquáticas (ornamentais cultivadas em hidroponia), suculentas pendentes, ternários entre outras.

No post dessa semana vamos te mostrar algumas opções para enfeitar a sua casa, bem como os cuidados que você deve ter para não deixar a plantinha morrer.

Tenha certeza que elas irão transformar sua casa, pois, além de se tornarem parte da decoração, elas reduzem a temperatura do ambiente, regulando a umidade do ar.

Orquídea

As orquídeas, apesar de serem terrestres, são muito bem adaptáveis ao plantio aéreo.

Ela pode ficar em vasos, você pode fazer um kokedama (uma planta decorativa que tem sido cultivada dentro de uma bola de musgo). Como a orquídea é uma planta que se adapta a N ambientes, ela também se adapta a esse tipo de plantio ornamental.kokedama-26

Tillandsias

As Tillandsias têm um visual super diferente, não precisam de terra para sobreviver e são indicadas para todos os ambientes – internos e externos.

São epífitas, ou seja, crescem sobre as árvores e com elas convivem em perfeita harmonia, sem “roubar” seus nutrientes. É pelas folhas que as Tillandsias se alimentam. Na natureza, suas raízes têm o único objetivo de fixação nos troncos e galhos das árvores.

Na natureza, as Tillandsias recebem bastante sombra já no cultivo em interiores, é preciso ter certos cuidados para garantir um crescimento saudável.

Evitar excesso de sol para não desidratar a planta.
Se cultivar em casa (dentro) mantenha-a próxima a uma janela.
Regas constantes (2 a 3 vezes por semana), feitas com borrifador, água é seu alimento.
Adubo é bem-vindo (adubo para bromélias) principalmente se quiser estimular a floração.

tillandsias

Samambaias

As samambaias não são tecnicamente uma planta aérea, mas podem ser usadas na sua decoração igualmente. Elas são uma das plantas mais antigas do mundo, por isso, conseguem se adaptar aos mais diferentes ambientes e climas. Assim como as outras plantas que vimos antes, apesar de ser residente, as samambaias também preferem luz indireta.  Além disso, precisam que o ambiente tenha uma boa ventilação, mas sem muito vento.

samambaia

Dicas finais

Plantas aéreas requerem cuidados específicos: umas necessitam um pouco mais de cuidado, outras menos – como é o caso das orquídeas que não toleram ser encharcadas, por exemplo, ou como as bromélias que precisam frequentemente de água em sua região central.

Já as samambaias são plantas rústicas, que carecem de poucos cuidados, apenas de rega e fertilizações periódicas.

Postado em 30 de janeiro de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!