Dia do Conservacionismo

Categorias: Datas comemorativas

O dia 13 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Conservacionismo, porém muita gente não conhece esse movimento que é tão importante em relação a todo o nosso ecossistema. Conheça um pouco sobre o movimento conservacionista:

O que é conservacionismo?

Conservacionismo é um movimento político, social e científico que visa em conservar os recursos naturais utilizando deles racionalmente e garantindo sua existência para as gerações futuras. Ele é confundido com o preservacionismo, que é a ideia de preservar a natureza integralmente de uma maneira intocável, esse movimento se faz necessário quando há risco de extinção de uma espécie, ecossistema ou de um bioma.

O conservacionismo não significa deixar de garantir a segurança do meio ambiente, ele tem como objetivo integrar os recursos naturais e a vida humana respeitando cada lado. De forma alguma esquece dos prejuízos que a raça humana causa a natureza, apenas entende que é preciso a utilização desses recursos e pretende faze-la da melhor forma possível. O movimento de conservação da natureza realiza a manutenção, preservação, restauração e recuperação do meio ambiente.

Que recurso é possível conservar?

Para o conservacionista não pode haver nenhum tipo de degradação, tudo interfere na preservação e cabe a nós ter bom senso e entender que os interesses ambientais tem que condizer com os interesses sociais. Existem dois tipos de recursos naturais: os renováveis e os não renováveis.

Recursos renováveis são aqueles que uma vez utilizados pelo homem, podem ser repostos como a vegetação que pode ser replantada; a água em geral que se usada de maneira irracional pode chegar ao fim, mas de forma racional e econômica sempre irá ser renovada por ela mesma; o ar que de certa forma sempre será renovado contanto que se preserve evitando os gazes que o poluem; o solo que pode ser recuperado através da adubação correta, e da proteção contra a erosão.

Recursos não renováveis são aqueles que se esgotam de vez e não podem ser repostos, são exemplos: o petróleo, o carvão, o ferro, o manganês, o uranio, a bauxita, o estanho… além de vários outros.

Maior interesse: natureza

Há quem defenda o conservacionismo e há quem defenda o preservacionismo, ambos os movimentos contribuem para a preservação do meio ambiente e ajudam na construção de leis, projetos e ações que protegem a natureza e os animais.

Por fim, a conservação pode ser entendida como uma forma de administrar o uso dos recursos naturais de maneira a obter os benefícios máximos por um período de tempo estável em que a estrutura do ecossistema não seja comprometida. Termos como sustentabilidade tem significados parecidos com o do conservacionismo, vale a pena ficar por dentro do que acontece no mundo e suas formas de preservá-lo.

Postado em 13 de Março de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!