Dia Mundial da Terra

Categorias: Datas comemorativas

O Dia Mundial da Terra surgiu em 22 de abril de 1970. Idealizada pelo senador americano Gaylord Nelson, a data entrou pra história dos movimentos ecológicos. O senador foi pioneiro, e o evento tomou proporções gigantescas pois mobilizou mais de 2 mil universidades e 10 mil escolas. Foi um movimento educativo e informativo que resultou na 1º Conferência de Estocolmo em 1972.

O objetivo do Dia Mundial da Terra

Clarificar a todos dos recursos naturais do planeta e da responsabilidade que cada um tem na preservação e uso consciente dos recursos naturais que possuímos.

O objetivo da Conferência de Estocolmo

Foi a primeira reunião, organizada pela ONU, com chefes de estado, com o objetivo claro de discutir sobre a degradação do planeta e criar políticas de preservação (mais pra frente chamadas de Sustentabilidade). Na ocasião, 113 países e mais de 400 instituições participaram da reunião, que resultou num documento político chamado Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

E você? Acha que a responsabilidade da preservação do planeta é de quem?

( ) governo ( ) empresas ( ) do vizinho ( ) sua ( ) todas alternativas anteriores

Difícil escolha! Há quem só culpe o governo pela falta de políticas públicas de preservação do meio ambiente; há quem só culpe as empresas, pela poluição que causam; há quem só culpe o vizinho; difícil mesmo é quem assume a responsabilidade e se conscientiza que “a soma de todas as partes resulta no todo”.
Não somos a geração que vai salvar o planeta, mas talvez a dos nossos filhos seja, por isso ensine-os o sentido da palavra “preservação” com algumas simples atitudes:

  • Não jogar papel de bala no chão. Se não há lixeira por perto, guarde-o com você até que possa descartá-lo assim que possível.
  • Economizar água, principalmente no banho!
  • Separar o lixo (reciclável e orgânico).
  • Conservar e doar brinquedos anualmente. Ensine-o a compartilhar e reaproveitar as coisas.
  • Não desperdiçar alimentos. Use cascas, talos, folhas em outras receitas. A casca da banana resulta num delicioso bolo.
  • Usar sacolas reutilizáveis em supermercados.
  • Tenha uma horta em casa.
  • Não mande, simplesmente, seu filho(a) apagar a luz para economizar energia, explique o porquê dessa atitude.
  • Quando for até a padaria da esquina comprar seu pão, opte por ir a pé e deixar o carro na garagem, seja exemplo!
  • Ensine-os a tratar bem os animais, você não precisa amar, mas ensine a respeitar.

São nas pequenas atitudes que observamos grandes resultados. Por isso, faça sua parte na preservação do planeja, que é todos os dias!

Colabore com nossa pesquisa:

Postado em 22 de Abril de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!