Escolhendo corretamente as sementes para a horta

Categorias: Dicas

Plantar é uma excelente terapia, já experimentou? Esse momento de contato com a natureza, em que ocorre uma importante troca de energia, é algo que faz muito bem ao corpo e a mente.

Quando desejamos cultivar hortaliças e flores de estação, nem sempre desejamos adquirir mudas já em ponto de transplante – as sementes são uma opção mais acessível, quando não se tem pressa.

Ter uma horta orgânica em nossa casa proporciona uma alimentação de maior qualidade nutricional além de proporcionar economia na feira.

Mas para que essa horta evolua e dê frutos as sementes precisam ser de “qualidade” e que sejam respeitadas algumas regrinhas importantes de plantio.

Dicas relacionadas as sementes

Verifique o prazo de validade do pacote;
Leia as instruções de plantio no verso:

No verso dos envelopes são apresentadas informações necessárias, como época do plantio, forma correta de germinação, profundidade de plantio, tempo de cultivação e o mapa do Brasil.

Respeite o período de semeadura de cada hortaliça;
Cubra a sementeira com plástico e deixe longe do sol;
Compre sementes para o tipo do clima e solo da sua região;

Dicas relacionadas ao cultivo

Diariamente faça uma rega com jato fino para não desalojar as sementes.

Sobre as diferentes sementes

Para sementes que parecem pó – Semeie por cima do substrato sem cobri-las e regue.

Sementes pequenas – Coloque 3 sementes no recipiente com furos embaixo, para drenagem de água. Cubra com uma camada fina de substrato.

Sementes médias e grandes – Cuide com a profundidade, ela precisa ser duas vezes maior do que a semente. Cubra com substrato

Lembre de 3 coisas muito importantes: controlar a quantidade de água, acompanhar o crescimento, verificar se ela precisa de adubo ou compostagem.

Agora que o plantio está concluído, tenha calma e paciência, pois esperar é preciso!

 

 

Postado em 7 de novembro de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!