Faça composteira caseira e tenha o melhor adubo

Categorias: Dicas

Já pensou em fazer, você mesmo, uma composteira em casa?

Vamos te dar o passo a passo e importantes dicas para aproveitar seu resto de alimento orgânico, antes descartado, que agora pode virar um rico adubo para suas plantas.

Para começo de conversa, você sabe o que é uma COMPOSTEIRA?

Composteira é uma alternativa inteligente para o descarte do lixo orgânico e produção de adubo. É possível cuidar dos próprios resíduos orgânicos, reduzir a emissão de gases na atmosfera e criar, a partir da compostagem, adubo de alta qualidade que pode ser usado em qualquer planta.

Como se faz uma composteira? Que material usar?

Você vai precisar de 3 caixas, uma em cima da outra. Cada caixa possui uma finalidade. As duas de cima são as caixas digestoras, nelas o lixo é depositado e as minhocas o transformam em húmus, em um processo que dura cerca de dois meses. Há furos nas duas primeiras caixas superiores, pois as minhocas precisam transitar entre a 1º e a 2º caixa. A última caixa (a que fica na base) retém o chorume e possui uma torneira para que ele possa ser liberado. Esse chorume pode ser usado para pulverizar plantas e prevenir pragas.

Tem mau cheiro?

O ideal é que as caixas se encaixem não permitindo a entrada de roedores, baratas ou quaisquer outros animais ou insetos. A correta utilização não permitirá que aconteça fermentação, o que pode ocasionar mau cheiro e desequilíbrio do sistema.

Do que as minhocas se alimentam?

As minhocas não comem qualquer resto de alimento. Utilize cascas de verduras, frutas, restos de gramas, folhas, restos de alimentos cozidos ou assados. Minhocas não comem alimentos temperados ou com óleos, cascas de cebola e frutas cítricas. Caso você não tenha esse cuidado, elas irão fugir e não haverá a decomposição.

Que minhoca devo utilizar?

O ideal para a compostagem é a minhoca californiana vermelha. Você encontra na internet inúmeras possibilidades de compra. Minhoca também é negócio! Procure em sites de busca que encontrará vendedores em todo Brasil, que inclusive fazem o envio via SEDEX.

Preparamos uma ilustração que vai te mostrar como ocorre a compostagem:

 Composteira

Postado em 16 de Maio de 2016 | 1 comentário, clique aqui para ler

1 comentário

  • Marcelo Roza

    17/01/2018

    Boa noite. Esta é a melhor forma que encontrei de preparo de húmus. Em breve estarei praticando. Obrigado.

Deixe seu comentário!