Faça seus fertilizantes e pesticidas caseiros

Categorias: Curiosidades

Você que adora cultivar suas plantas, legumes, verduras, frutas, seja num pequeno espaço dentro de casa ou num belo jardim/pomar, sabe que precisa proteger suas plantas das pragas e ajuda-las no desenvolvimento.

Em casa mesmo, você pode desenvolver algumas receitinhas de fertilizantes e de pesticidas que resultarão em economia financeira e saúde para as plantas

Então, acompanhe as “receitas” que preparamos pra você de fertilizantes e repelentes 100% orgânicos, que vão te ajudar a manter afastados insetos indesejáveis, respeitando plenamente a natureza.

Fertilizantes orgânicos

Fertilizantes ou adubos (sintéticos ou orgânicos) são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais (geralmente as folhas) para dar a essas plantas os nutrientes necessários para seu crescimento.

Estrume de animais

Existe maneira melhor para enriquecer o solo do seu jardim ou quintal que o bom e velho esterco? Você pode comprá-lo em lugares especializados ou, melhor ainda, produzi-lo, se você tiver animais como galinhas, cabras e coelhos. As fezes deste último são aquelas com a maior taxa de nitrogênio e podem ser usadas espalhando-as diretamente à terra. Aquelas dos outros animais, em geral, devem ser bem curtidas antes (composteira).

estrume

Chá de urtiga

Quantas vezes você, sem querer, acabou tocando uma folha de urtiga e ficou sentindo aquela coceira irritante? Bem, a urtiga pode não ser tão irritante assim quando se torna uma grande aliada para seus cultivos. Calce um par de luvas grossas e colha um pouco de urtiga. Coloque-as de molho em um balde cobrindo-as com água e deixe-as descansar por pelo menos uma semana e estará pronto o seu novo fertilizante líquido 100% orgânico.

Urtiga

Casca de ovos

As cascas de ovos são um ingrediente interessante para o nosso jardim. Elas possuem um duplo benefício, podem ser usadas seja como fertilizantes seja como repelentes, em pedaços ou trituradas. Se trituradas, polvilhe o pó sobre a base das suas plantas, ou use pedaços, criando uma espécie de anel na base da planta: esta barreira pode afastar os caracóis e algumas lagartas.

Pesticidas orgânicos

Os pesticidas ou defensivos agrícolas são produtos que podem ser químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações.

Spray de alho

O alho é um poderoso repelente natural, capaz de desencorajar muitos insetos e espantá-los para outros lugares. Para preparar o nosso inseticida, batemos no liquidificador uma cabeça de alho com alguns cravos da índia, juntamente com dois copos de água até obter um composto bem homogêneo. Deixe-o descansar por um dia para depois ser misturado em 3 litros d’água. A mistura assim obtida pode ser vaporizada com um spray, diretamente sobre as folhas das plantas.

Spray de tomate

As folhas de tomate são ricas em alcaloides, excelentes repelentes para pulgões, vermes e lagartas. Encha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe descansar por pelo menos uma noite e dilua a mistura em outros dois copos d’água. Pronto! pode pulverizar seu spray de tomate sobre as plantas. Mantenha o repelente longe dos animais domésticos pois, pode ser tóxico à eles.

Spray de pimenta

A pimenta é um excelente repelente natural contra pragas. Para preparar o spray, bata no liquidificador em alta velocidade por 2 minutos, cerca de 6 a 10 pimentas (qualquer tipo) com dois copos d’água. Deixe a mistura descansar durante a noite. No dia seguinte, filtre-a e adicione um copo d’água. Despeje o líquido no pulverizador e pronto!

Postado em 11 de Fevereiro de 2018 | 6 comentários, clique aqui para ler

6 Comentários

  • Izaura lacerda

    12/07/2018

    Olá... o meu jardim está enfestado por formiga cortadeira... já coloquei varios venenos e não estou vendo resultado.

    • HM Jardins

      16/07/2018

      Olá Izaura, Uma dica caseira que funciona é usar a farinha de milho/fubá, aquela que a gente usa pra bolo. Coloque um punhado de farinha na boca formigueiro, elas obviamente vão achar que é alimento e vão levar grão por grão pra dentro do ninho. Porém a farinha milho cria um fungo que é altamente tóxico pra formiga. Isso vai resultar no fim do formigueiro. Abraços

  • Dilamar Dalila Schnell

    03/07/2018

    Amo flantas amei todas as suas sugestões obrigada

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Olá Dilamar, Que bom que gostou! Ficamos muito felizes pelo comentário. Constantemente estamos atualizando nosso blog com informações para os apaixonados por plantas. Grande abraço.

  • Vera Rolim

    16/02/2018

    Amei as dicas !!

    • HM Jardins

      17/02/2018

      Que bom que gostou Vera! Tem muita coisa que se pode fazer de forma caseira e surti resultado. Grande abraço. HM Jardins

Deixe seu comentário!