Oliveira – uma oportunidade de negócio

Categorias: Frutíferas

Um pouco da história

As primeiras mudas de oliveira foram plantadas no Brasil ainda na época da colonização, por volta do século XVII e XVIII.  O cultivo dos olivais foi extremamente bem sucedido, elas encontraram aqui terra fértil e temperaturas favoráveis ao plantio. O grande problema foi a ganância do governo de Portugal que com medo de o Brasil tornar-se um concorrente mandou erradicar todas as plantações e espalhou a mentira de que a oliveira não se desenvolvia bem em terras Brasileiras.
Com isso passamos a importar o produto e assim o fazemos até hoje, pois toda produção de azeite de oliva, atualmente produzida no Brasil, não atende a 0,5% do consumo do país. Somente no século passado foi que o Brasil começou um plantio comercial e ainda estamos engatinhando nessa empreitada.

Condições de cultivo

Quanto menor for o prazo entre a colheita e o esmagamento da azeitona (preferencialmente não superior a 24h), melhor será a qualidade do azeite.
O Brasil, atualmente cultiva aproximadamente 500 hectares de oliveiras mas já temos pelo mesmo 5.000 hectares plantados e a cultura está se expandindo rapidamente.

Por causa da altitude, regiões Sul e Sudeste são as mais indicadas para o plantio, que dependem diretamente do clima. Elas precisam tanto do clima frio quanto do quente para o desenvolvimento sadio.
As oliveiras não são árvores exigentes, mas precisam se desenvolver em ambientes cuja temperatura no inverno se mantenham abaixo de 12°. Não exigem um solo muito fértil nem irrigação abundante. Mas alguns fertilizantes são necessários durante o ano.

Oliveiras – Paisagismo

Espécies de Oliveiras encontradas no Brasil

Algumas dicas para o plantio

  • Se for plantar sementes, use sementes frescas, recém colhidas do pé.
  • Comece cortando uma extremidade do revestimento exterior das sementes e em seguida mergulhe a semente em água fresca por 24 horas para acelerar a germinação.
  • O ideal é plantar em regiões cujo clima varie entre  -12ºC a 4ºC no inverno; semeie a oliveira diretamente no solo, quando a temperatura estiver a 26º C na primavera.
  • O local precisa receber em média 6 horas de sol e pouco vento.
  • O solo não pode ser encharcado, mas precisa de um PH que varie entre 6,0 e 7,0.
  • Uma semente de oliveira leva cerca de 40 dias para germinar, por isso mantenha a área regada e limpa, enquanto você espera.
  • Prefira uma variedade que tenha autopolinização, do contrário a oliveira exigirá outra espécie nas proximidades para que possa polinizar e frutificar a oliveira.

A prática mais comum de produção, hoje em dia, não envolve mais o plantio da semente  e sim o plantio de estacas (há uma dificuldade maior  mas a técnica garante a qualidade da muda).

 

Tipos de azeitonas consumidas do Brasil (importadas)

infografico

Postado em 11 de julho de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!