Orquídeas – Dicas de como cuidar e favorecer a floração

Categorias: Dicas

Se você é um admirador de orquídeas, mas um verdadeiro desastre no cuidado com essas lindas e delicadas flores, então leia nossas dicas abaixo.
Elas encantam qualquer ambiente com suas belas flores! Grande ou pequena, o tamanho não interfere em sua delicadeza e por isso as orquídeas ganham tantos admiradores em todo o mundo. Aquele que dedica sua profissão a cuidar dessas belezuras é chamado de orquidófilo, um verdadeiro conhecedor de suas necessidades.

O principal inimigo é o “Desconhecimento”

É importante conhecer e entender as necessidades especiais do tipo de orquídea que você ganhou, comprou ou quer cultivar. Cada planta possui necessidades diferentes sobre regas, qual a quantidade de luz e temperatura ideal e até mesmo o tipo de vaso em que se desenvolvem melhor. Ao longo do ano a orquídea dará sinais daquilo que precisa, e você precisa observar e entender estas necessidades para prosperar no cuidado desta flor. Isso porque, são muitas as espécies de orquídeas que podem ser comercializadas. Mas as dicas que daremos podem ser aplicadas com a maioria das espécies encontradas no Brasil.

Água

Acredito que essa seja, talvez, a maior preocupação e também o maior erro na hora de cuidar dessa planta.

A orquídea absorve água através da umidade do ar, por isso você só deve regar a flor quando verificar que a terra está seca. Se está acostumado a regar suas flores quase que diariamente, esqueça, as orquídeas receberão pouquíssima água de você.

Luz

Uma das expectativas ao se ganhar uma orquídea, é se ela vai florescer novamente; para que isso ocorra, ela precisa estar em condições de saúde favoráveis. A iluminação é um dos fatores que influenciam no florescimento. Tem espécies que precisam de luz, outras já preferem uma luminosidade mais moderada. A dica é, nunca colocá-las diretamente no sol, pois elas precisam receber iluminação sem intensa exposição.

Folha amarela é sinal de que o local está com excesso de luz.
Folha escura é sinal de que está faltando luz no ambiente

 Temperatura

As orquídeas não gostam de temperaturas constantes e este é um dos fatores que impede a floração. Elas são acostumadas a variações de temperatura, como se estivessem na natureza. Por isso, pense bem se o local indicado para deixá-la é mesmo dentro de casa, pois se é isso que está pensando em fazer, muito provavelmente ela não dará flores novamente. Procure alternar o lugar dela: de manhã cedo na rua, exposta ao sol; entre 10h e 16h numa sacada ou pátio, e a noite protegida em casa. Não disse que seria fácil! Orquídeas são plantas que precisam de atenção.

 Adubação

Você encontra em floriculturas, adubos e fertilizantes especiais para orquídeas.
Uma boa terra e um bom fertilizante proporcionarão mais saúde e chances de florescimento pra sua linda flor. Na, dúvida, passe na HM que te ajudaremos com mais dicas e orientações sobre como cuidar destas e de qualquer outra planta.

As orquídeas vendidas na HM Jardins, são produzidas na região da grande Porto Alegre e por esse motivo já estão ambientadas ao clima do estado, com frio e calor intensos. Por conta desse diferencial, podemos dizer que elas duram mais e as chances de uma nova floração na residência do cliente são maiores.

Postado em 23 de Maio de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!