Plantas Carnívoras

Categorias: Acessórios

No artigo anterior “Plantas que exigem pouca dedicação”, você conheceu um pouco mais sobre a extensa variedade de cactos e também mencionei que ele é uma planta que resiste muito bem a temperaturas extremas, é inclusive um coadjuvante de filmes cujo cenário é o deserto.

Pois, bem, uma frase desse artigo precisa ser repetida: __Pesquisas científicas garantem que as plantas tem sentimentos, podem pensar e possuem memória de longo prazo. Talvez haja aí um universo ainda desconhecido pelo nosso intelecto.

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia descobriram que as plantas podem pensar. A descoberta foi feita a partir de estudos que observaram a sobrevivência da planta aos predadores e foi levado em consideração até mesmo a devastação do cerrado, na qual a espécie desenvolveu três tipos de defesa. O estudo já foi publicado em uma importante revista internacional.

E o que você me diz de plantas carnívoras?

Elas mudaram a lei da natureza onde o animal come a planta. As Plantas Carnívoras passaram a ser os predadores!

Elas são fascinantes, acesse o documentário abaixo e conheça um pouco mais sobre as espécies de plantas carnívoras.

Aqui na HM Jardins você encontra Dionéia

Iluminação

A Dioneia deve ser cultivada sob sol ou meia-sombra. No inverno elas devem ser colocadas em local bem fresco e arejado com temperatura de 4 a 12ºC. Na primavera, exponha a Dioneia novamente ao sol, neste período elas emitem as hastes florais.

Rega

A água das regas deve ser livre de sais minerais e cloro. Elas toleram encharcamentos, mas jamais períodos secos.

Solo/Plantio

O solo é a parte mais importante, pois ela precisa ser plantada em substrato preparado a base de musgo esfagno, turfa e perlita, levemente ácido e mantido constantemente úmido. As dionéias não devem ser plantadas em terra e nem necessitam de adubação, que pode facilmente intoxicar suas raízes.

E  também encontra Nepenthes

Natural de ambientes tropicais as Nepenthes se dão muito bem em locais com umidade relativa à 60% ou mais.

Iluminação

É possível cultivar essas plantas dentro de casa, porém ela precisa ficar próxima a uma janela ou em uma sacada para que obtenha a luminosidade indispensável para o seu crescimento.

Se você optar por cultivá-las na rua, deixe que o clima se encarregue. Mas evite que ela fique exposta a mais de 5h de sol diariamente.

Rega

No verão, regue diariamente, mas não encharque o vaso. No inverno reduza para 3 vezes por semana. Em dias de pouca umidade, borrife água sob a planta. Algumas espécies de Nepenthes aguentam as variações climáticas, geadas ou dias muito quentes, outras não. Por isso opte, se puder, por espécies híbridas.

Solo/Plantio

Por ser de origem tropical necessita de umidade. Porém, para que essa umidade não apodreça a terra nem favoreça o surgimento de fungos a terra deve ser bem aerada.

A terra ideal para a Nepenthes se desenvolver necessita de fertilidade, acidez, fluidez e matéria orgânica.

 

Estamos te esperando para uma visita! Venha conhecer nossas plantas e flores!

dioneia

Foto: Lilian Perez

Postado em 4 de julho de 2016 | 4 comentários, clique aqui para ler

4 Comentários

  • ingrid alves

    17/09/2018

    vocês tem a planta dioneia ?

    • HM Jardins

      24/09/2018

      Olá Ingrid, No momento não temos. Att

  • Martinha

    16/08/2017

    Bom dia!!gostaria de saber se vcs vendem vasinhos de plantas carnivoras!!!moro em Araxa e gostaria de presentear minha filha q mora aí em Uberlândia!!!e se vcs tiverem....gostaria de saber se vcs entregam tb!!!mt obrigada,aguardo um retorno!

    • HM Jardins

      21/08/2017

      Bom dia Martinha, Nós temos, porém não estamos em Uberlândia e sim em Porto Alegre (RS). Ainda não estamos trabalhando com e-commerce. Quem sabe futuramente. Grande abraço.

Deixe seu comentário!