Plantas tóxicas para animais de estimação e crianças

Categorias: Planta

Quem tem em casa animais de estimação ou criança pequena, sabe o quanto é importante prestarmos atenção nesses pequenos no que diz respeito a “tudo” inclusive manter a atenção redobrada com as plantas que os cercam.

Infelizmente é comum acontecer acidentes domésticos com crianças, principalmente quando deixamos ao alcance de suas mãos plantas tóxicas venenosas, que, por conta do nosso desconhecimento, podem criar um transtorno danado.

Com os bichinhos não é diferente, embora os animais tenham um mecanismo de defesa mais ágil que as crianças: quando ingerem algo que não fez bem eles vomitam com mais facilidade que as crianças, antes da planta agredir a parede estomacal e liberar a toxina na corrente sanguínea. Mas isso não é uma regra para todos, portanto é bom nos cercarmos de informação e se possível tirar plantas tóxicas/ venenosas do alcance de cães, gatos e principalmente do alcance das crianças.

“É pela boca que o bebê começa a conhecer o mundo, a boca é o centro das maiores e melhores experiências nos primeiros meses de vida. A partir do momento que a criança começa a ter mobilidade com as mãos, tudo é levado a boca e quando passa a andar amplia sua zona de conhecimento. Um brinquedo, uma pedra, uma bolacha caída no chão, um inseto morto, uma planta tudo pode ir parar na boca de uma criança, portanto, saibamos que isso é um comportamento comum, mas que, precisamos estar atentos e evitar qualquer acidente”.

Conheça algumas plantas tóxicas para seus animais de estimação e seres humanos:

Comigo-ninguém-pode

A comigo-ninguém-pode, Dieffenbachia, é uma das campeãs de acidentes domésticos. Ela é muito comum em casas, pois dizem que espanta o mau olhado. Suas folhas são ornamentais, atrativas para as crianças. Os princípios ativos (estricnina e oxalato de cálcio) presentes em toda a planta, causam edema, reações inflamatórias na mucosa, asfixia e até a morte.

Bico-de-papagaio

Outra planta venenosa que comumente é vista em situação de risco é a Euphorbia pulcherrima, popularmente chamada de bico-de-papagaio. Em festas natalinas, a espécie com folhas vermelhas é usada para decorar mesas. Ela possui um látex altamente irritante.

Copo-de-leite

O Copo-de-Leite Zantedeschia aethiopica possui o mesmo mecanismo de toxicidade que a Comigo-ninguém-pode, com o mesmo princípio ativo (oxalato de cálcio). A ingestão por animais pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.

Avenca

A Avenca Adiantum capillus-veneris não é nativa do Brasil, no entanto é muito conhecida por aqui. É bastante usada como planta medicinal e pela crença popular de espantar mau-olhado. A ingestão da planta pode causar câncer nos animais. Principalmente a ingestão dos brotos da planta.

Antúrio

O Anthurium também possui oxalato de cálcio (um princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais) em todas as suas partes. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.

Conheça outras plantas perigosas, se ingeridas, por cães, gatos e seres humanos.

Se tiver uma das plantas abaixo em casa, ao alcance de criança ou de animais, é bom ficar atento(a): Rosa do Deserto – Mamona  – Violeta – Tomate verde – Fumo-bravo – Lírio e Lírio-da-paz – Espada-de-são-jorge – Espirradeira – Coroa-de-Cristo – Azaleia – Babosa – Cheflera – Copo-de-leite – Filodendro – Hortênsia – Mandioca-brava – Orelha-de-elefante – Ruibarbo – Hera – Trombeteira – Onze horas

 

Postado em 20 de novembro de 2017 | 6 comentários, clique aqui para ler

6 Comentários

  • leomarquesrj1922@gmail.com

    02/05/2018

    Tenho uma criança de um ano e dois meses e engeriu um pouco de lírio da Paz e deu vômito e diarréia. Oque posso fazer para curálo.??

    • HM Jardins

      08/05/2018

      Olá Leo, Com certeza houve uma intoxicação. O ideal teria sido levar a criança ao pronto socorro mais rápido pra que um médico avaliasse. Hoje, uma semana após o ocorrido espero que tu esteja melhor e que a criança esteja bem. Na maioria dos casos, o medico vai pedir que a criança fique em observação em casa, talvez medique com algo pra dor. Nos casos de intoxicação aguda pode até haver lavagem estomacal. Só mesmo um médico pra avalia o caso. Abraços e melhoras para o pequeno(a)! HM

  • Fabiana

    19/04/2018

    Estão fazendo um jardim perto de minha casa ..e não sei qual delas são tóxicas Tenho um bebê é um bichinho de estimação minha cadela ..me ajudem

    • HM Jardins

      25/04/2018

      Olá Fabiana, O ideal é você tirar umas fotos e nos enviar, pode ser via whats 51 9842-2295. Se as fotos forem nítidas talvez possamos dizer que planta é. Abraços

  • Fabiana

    19/04/2018

    Eu não sei o nome das plantas onde estão plantando aqui queria conhecê-las ..tenho bichinhos de estimação é um bebê de 2 aninho

    • HM Jardins

      25/04/2018

      Olá Fabiana, O ideal é você tirar umas fotos e nos enviar, pode ser via whats 51 9842-2295. Se as fotos forem nítidas talvez possamos dizer que planta é. Abraços

Deixe seu comentário!