Praticar jardinagem pode combater a depressão

Categorias: Planta

Muitos especialistas em saúde mental alertam sobre a depressão como uma epidemia global.

E para driblar a doença, muitos pesquisadores apontam atividades paralelas ao trabalho (paralelas a rotina), com resultados surpreendentes.

Por exemplo, “a jardinagem”, ela é um gatilho ambiental chave para duas substâncias químicas importantes que estimulam nosso sistema imunológico e nos mantêm felizes: a serotonina e a dopamina.

Sujar as mãos no jardim pode aumentar os níveis de serotonina: o contato com o solo e uma bactéria encontrada nele, Mycobacterium vaccae, desencadeia a liberação de serotonina no cérebro, de acordo com a pesquisa.

A serotonina é um antidepressivo natural e fortalece o sistema imunológico. A falta dessa substância no cérebro causa a depressão.

Esteja atento (a) aos sintomas

A depressão é uma doença de origem emocional, psicológica e ambiental, que vai muito além de fatores genéticos e alterações químicas cerebrais.

– Sensação de vazio e melancolia;

– Ansiedade;

– Dificuldade de concentração;

– Perda de prazer nas atividades que, anteriormente, eram prazerosas;

– Choros sem motivo;

– Perda de motivação;

– Insônia ou excesso de sono;

– Alteração no apetite, levando a perda ou ganho de peso.

Encontre seu gatilho de bem-estar

O primeiro e mais importante passo para tratar a depressão é buscar ajuda profissional. Quanto mais cedo ocorrer essa ajuda, menos grave se torna a doença. A grande maioria dos profissionais da área da saúde indicam atividades que desencadeiam sensação de prazer e bem-estar.

O prazer pode estar em aprender algo novo: dança, artesanato, jardinagem, estudo, viagem, música, etc. Encontre o seu gatilho e combata a depressão.

Pratique jardinagem

Se você não tem nenhuma plantinha em casa, que tal começar pelo básico?

Alguns vasinhos, terra, um pouco de brita para drenar a água e algumas mudinhas de flores ou ervas – isso já é o suficiente pra começar a empreitada.

Estude sobre a planta que irá cultivar. Se vai usar sementes, aquelas que vêm numa embalagem, leia o rótulo. Cada planta tem uma necessidade diferente. Existe as que necessitam de sol, as que só se desenvolvem em meia sombra, as que precisam ser regadas todos os dias, as que morrem se o solo ficar encharcado, etc. E quanto mais espécies cultivar, maior fica seu conhecimento sobre plantas.

A jardinagem é uma arte milenar. Então, arregace as mangas e inicie esse contato com a natureza. O resultado pode ser surpreende.

Postado em 6 de junho de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!