Primavera chegando, vamos plantar mais flores?

Categorias: Floríferas

Faltam 5 dias para a primavera iniciar no calendário, mas isso é mera formalidade, afinal, andando pelas ruas já podemos perceber as lindas flores que já desabrocharam.

Quando crianças aprendemos que “sinônimo de primavera é flor”, ou seja, é nessa estação que os canteiros, cercados, vasos e ruas se encherão de botões a desabrochar, exalando aquele suave perfume de flores, das mais variadas flores.

A primavera é a estação em que praticamente todas as flores florescem, mas algumas espécies já adentram a estação repletas de flores como as cerejeiras, amendoeiras, macieiras e ameixeiras (família rosaceae). O inverno não é páreo para tamanha exuberância e é no inverno que suas flores desabrocham.

Plantas ornamentais

Plantas ornamentais são plantas cultivadas em interiores ou áreas abertas, selecionadas pelo ser humano e não são naturais, ou seja, não nasceram na natureza. Plantas ornamentais são as que costumamos comprar em floriculturas, e mesmo essas precisam de cuidados especiais para o cultivo dentro de casa, em jardins abertos ou ambientes de trabalho.

Azaleia

As azaleias são arbustivas, de origem chinesa, muito usadas no Brasil na divisão de jardins, centro de avenidas e beira de edifícios, por suas flores em cachos, de cores brilhantes que vão do magenta ao branco. Algumas podem apresentar cachos bicolores.

 Cíclame

Costuma florescer no fim do inverno e começo da primavera. Deve ser regada em dias alternados. Os cíclames ou ciclamens são plantas que atingem pequena altura e apresentam um tubérculo arredondado ou achatado, dependendo da espécie. As flores surgem em longos pedúnculos, ficando normalmente acima da folhagem. As flores podem ser de vários tons de rosa, vermelho, branco e roxo.

Violeta

As violetas são lindas flores, encontradas em diversas tonalidades e muito apreciadas por todo o mundo. Preferência nacional, a planta não deve ter suas folhas molhadas para não apodrecer, a rega deve ser somente no solo. Algumas espécies, principalmente as que têm folhagem mais clara, preferem ficar na sombra, sem a incidência de luz solar direta. Use adubo de três a quatro vezes por ano, utilizando um produto chamado NPK 101010.

Kalanchoe

É comum na época da primavera e pode receber a luz do sol e também a chuva. Em vasos, deve ser regada duas ou três vezes por semana. Também conhecido como flor-da-fortuna é uma plantinha florífera que tem espaço reservado nas floriculturas. É uma planta mais resistente, floração intensa e durante o ano todo, cores vivas e variadas, maior duração das flores, melhor adaptação ao nosso clima tropical.

Postado em 18 de setembro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!