Quase tudo que deve saber sobre o hibisco

Categorias: Floríferas

Hibiscus sabdariffa

O hibisco é uma planta medicinal bastante consumida por quem quer perder peso. Conhecido também aqui no Brasil por pampola, pampulha vinagreira, chá-da-jamaica, azedinha e papoula é originária da África Oriental, sendo introduzida no Brasil pelos escravos.

Cada vez mais as pessoas têm se interessado por medicamentos fitoterápicos; os medicamentos naturais só crescem, mas lembramos que não devem substituir um tratamento com medicação prescrita por médico especialista.

O hibisco ou a flor do hibisco está cada vez mais popular entre os brasileiros. O uso contínuo promete ajudar na eliminação das gordurinhas e diminuir o inchaço, isso porque a bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador.

O chá reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, cujo excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo.

O chá de hibisco também emagrece porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Beber chá de hibisco após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso.

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.

Contraindicações

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas que sofrem de pressão baixa ou pressão alta

Dicas e cuidados no cultivo do hibisco

Existem mais de 200 espécies de hibisco adaptados a climas temperados ou mais quentes, como o nosso.

Iluminação: Os hibiscos são plantas de sol direto e muita luz. Quanto mais sol e luz, mais flores eles darão.

Podas: Pode seu arbusto de hibisco após o fim da floração para incentivar a planta a desenvolver novos ramos florais no começo da primavera. As flores do hibisco não aguentam o frio forte ou geadas.

Adubação: Hibiscos preferem terras menos férteis, especialmente se estiverem no jardim, ao ar livre, onde suas raízes poderão de estender à procura do que necessitam para a sua nutrição.

Postado em 31 de julho de 2019 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!