Regue suas plantas – saiba como, quando e quantas vezes

Categorias: Dicas, Planta

Para quem nunca cuidou ou começou agora a cuidar de plantas, regá-las parece não ser uma tarefa complicada. De fato, essa atividade não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige certos cuidados para preservar a saúde e beleza das flores e plantas. Assim, quem deseja ter flores bonitas e saudáveis em seu jardim ou vasos espalhados pela casa precisa seguir alguns passos.

Nesse post nós vamos te ensinar quando, quantas vezes e como regar suas plantas. Confira!

– Quando regar?

Não se deve regar ao meio-dia, pois, por ser um horário muito quente, a água acaba evaporando. Regar à noite também não é recomendado, porque nesse período as plantas não absorvem a quantidade necessária de água, e as folhas demoram a secar, podendo gerar fungos ou apodrecimento da raiz. Os melhores horários para rega são entre 8h e 10h da manhã e 15h e 17h da tarde.

– Quantas vezes?

Você precisa saber que no verão suas plantas precisarão de mais água, por isso capriche nas regadas. Já no inverno elas exigem menos água, por conta da umidade do ar. Quando for regar sua planta avalie as condições do dia, visto que isso pode levar ao excesso ou à falta de água.

Para não correr nenhum risco, mexa a terra com o dedo ou um palito e verifique se ela está seca ou úmida. Se estiver molhada, deixe para regar em outro momento.

Conheça a espécie da planta que você tem em casa. Algumas espécies precisam de regas mais frequentes, já outras como orquídeas e cactos sobrevivem sem uma rega diária. Então, vale a pena sempre pesquisar, ler e na dúvida perguntar sobre a planta que está levando pra casa.

– Como regar?

Evite encharcar a terra. O excesso de água “afoga e apodrece” as raízes, que carecem de ar, e aumenta o surgimento de doenças e de fungos.

Procure aguar lentamente e faça pausas à medida que perceber que a água está demorando a penetrar na terra ou quando ela estiver escorrendo no fundo do vaso.

– Regar as folhas pode?

Você precisa conhecer suas plantas. Algumas plantas como cactos, devem ter apenas a terra molhada. Outras espécies que possuem folhas grandes, precisam ser regadas pela folha.

Em espécies que apresentam folhas sensíveis – por exemplo, as violetas – isso deve ser evitado. Em resumo, não é preciso molhar as folhas, mas às vezes acaba sendo inevitável.

Assim, quando for possível, aplique a água na base da planta ou nos pratinhos, pois conservar as folhas secas reduz a possibilidade de algumas doenças.

Portanto, informação é fundamental. Só assim, conhecendo a necessidade de cada espécie, você poderá tomar os cuidados certos para preservar a saúde e a beleza das suas plantinhas.

Obs: não deixe água acumulada em pratinhos após regar suas plantas. O acúmulo de água cria um ambiente perfeito para que o mosquito da dengue deposite seus ovos.

Postado em 3 de julho de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!