Saiba como replantar cactos

Categorias: Cactos

Quando um cacto fica muito grande para o vaso onde está, é necessário replantá-lo, para que ele continue saudável. Replantar um cacto pode parecer difícil, mas com proteção contra os espinhos e tomando cuidado para não danificar as raízes, você conseguirá replantar com sucesso. Apesar de parecer perigoso, esse procedimento é bem simples. Basta seguir todas as orientações que vamos dar abaixo.

Quando replantar

A cada dois ou quatro anos os cactos requerem mudanças, por causa do esgotamento da base e de seu crescimento. Quando as raízes saírem pelos orifícios de drenagem do vaso ou assim que ele chegar na borda do vaso, os cactos precisam ser replantados. Estações secas são ideais para replantá-los.  Evite replantar cactos durante o inverno, pois a umidade pode apodrecer as raízes.

Retirando cacto do vaso antigo

Use luva de couro grosso para proteger as mãos dos espinhos. Apesar da maioria dos espinhos dos cactos serem inofensivos e não tóxicos, o contato com a pele pode ser bem doloroso.

Passe uma faca cega em torno do interior do vaso, usando um movimento de serrar para ajudar a soltar o solo. Continue até que o solo começa a sair como uma massa sólida.

Se o vaso for de plástico, aperte as laterais dele, para soltar o solo. Dê batidinhas nas laterais do vaso com a faca também, para ajudar a soltar a terra.

É preciso que a terra saia por completo antes de retirar o cacto. Para ajudar nesse procedimento, pegue algumas folhas de jornal e puxe cuidadosamente o cacto pela ponta superior, levantando-o do vaso.

Preparando o cacto para o novo vaso

Antes de colocar o cacto em seu novo vaso, coloque-o em uma superfície e use os dedos para tirar os pedaços grandes de terra das raízes.

Observe se as raízes possuem sinais de pestes ou pragas e trate-as com as devidas necessidades. Após isso, utilize uma tesoura para cortar pequenas raízes mortas.

Preparando o vaso para receber o cacto

Utilize um vaso maior do que o anterior. Mas, tome cuidado, vasos muito grandes podem acumular mais água, por tanto escolha um vaso proporcional ao tamanho do cacto que está sendo transplantado. Você pode acrescentar material para drenagem ou pedaços de argila no fundo do vaso antes da camada de terra.

Transportando o cacto para o novo vaso

Pegue o cacto cuidadosamente com o auxílio de jornais e coloque-o no centro do vaso. Delicadamente, preencha o espaço em torno de seu cacto com terra. Coloque o quanto for necessário para que o cacto fique no lugar, sem compactar a terra. Posicione-o e verifique se ele não está muito profundo ou muito raso. A raiz deve ficar para cima e a parte verde para fora.

 Tempo de recuperação ao cacto.

Espere de 2 a 3 semanas antes de molhar o cacto novamente, ele precisa de tempo para se ajustar ao novo solo. Após o término de período de recuperação, você pode cuidar do cacto como sempre cuidou.

Caso você não se sinta seguro para fazer esse processo com seu cacto, entre em contato com um jardineiro que possa lhe auxiliar nesse momento.

Postado em 5 de junho de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!