Sustentabilidade prática e em casa

Categorias: Dicas

Não é novidade que os recursos naturais estão sendo cada dia mais prejudicados pelo mau uso feito pelo ser-humano. Em função disso, cada vez mais é preciso incorporar uma palavra em nossas atitudes diárias “sustentabilidade”.

Você sabe o que isso significa?

O termo sustentabilidade foi criado para aos poucos reverter o processo de maus tratos ao planeta e conscientizar o mundo sobre isso.

Sustentabilidade é saber usar os recursos naturais da Terra sem causar grandes estragos e sem mudar as condições desses recursos para as gerações futuras. São atitudes ecologicamente corretas relacionadas a questões sociais, econômicas, energéticas e ambientais.

Cada um de nós tem uma responsabilidade com o planeta e podemos melhorar o lugar onde vivemos com pequenas atitudes como:

Reciclagem: separe os materiais recicláveis do lixo orgânico.

Reciclagem: separe os materiais recicláveis do lixo orgânico.

 

panela-tampada-cozinhando-vapor-1024x573

Economize gás: Feche bem a tampa das panelas, assim economiza o gás de cozinha.

 

energy-saving-light-bulb-by-master-isolated-images-freedigitalphotos-net_-300x225

Economia de energia: troque suas lâmpadas incandescente por lâmpadas florescentes.

 

Resíduos orgânicos: no processo de compostagem utilize cascas de frutas, verduras, etc. Conheça mais sobre compostagem acessando nosso post “Faça composteira caseira e tenha o melhor adubo”.

Resíduos orgânicos: no processo de compostagem utilize cascas de frutas, verduras, etc. Conheça mais sobre compostagem acessando nosso post “Faça composteira caseira e tenha o melhor adubo”.

bicilisti

Transporte coletivo ou bicicleta: Se for possível, escolha o transporte coletivo, bicicleta ou vá a pé.

 

gettyimages-149240218Prefira escadas: Economize energia e ganhe saúde trocando o elevador pelas escadas.

 

Jardinagem sustentável

Já pensou em começar um projeto de jardinagem ou uma pequena plantação em sua casa? Além de economizar e consumir produtos orgânicos melhorando sua saúde, é uma forma legal de decorar o ambiente familiar. Arregace as mangas e “mão na terra”. No que precisar estaremos à disposição, seja com produtos ou dicas.

O lugar certo

Escolha um lugar iluminado e arejado, pois as plantas precisam de luz para sobreviver. Se a sua casa oferecer um espaço grande com um quintal, ótimo! Se for um espaço pequeno como um apartamento, não precisa se preocupar,você pode optar por plantas menores e cultiva-las em vasos, cachepô ou jardineiras.

Regar na medida certa

Antes de regar veja se a terra não está úmida demais. A rega é sempre um ponto de atenção: água de mais ou de menos podem matar sua planta e ainda, cada uma tem necessidades diferentes, por isso, esteja atento.

A planta certa para cultivar

A planta certa é você que decide, porém respeite o espaço (isso inclui o tamanho do vaso) que as plantas precisam. Você pode plantar em casa desde temperos e ervas até arbustos e frutíferas.

A jardinagem é um braço da sustentabilidade. Cada pequeno passo que damos em direção as melhorias no planeta são importantes. Fica mais fácil se todos contribuírem individualmente com atitudes sustentáveis.

Sustentabilidade é ainda, um olhar de respeito ao planeta que não nos cobra aluguel e permite que desfrutemos gratuitamente de rios, mares, cachoeiras, etc…

Livre-se do pensamento de que “se só você fizer de nada vai adiantar”. A conscientização para um planeta melhor e mais limpo começa por mim, começa por você…

Postado em 6 de dezembro de 2016 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!