Como funciona a técnica da Hidroponia?

Categorias: Curiosidades

Conceito

Hidroponia (do grego: água + trabalho) é o nome dado a um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar de terra (solo). As raízes das plantas ficam dentro da água e soluções de fertilizantes são adicionadas à água para alimentar as plantas.

Hoje é bastante comum encontrarmos em floriculturas e supermercados produtos hidropônicos, como flores e outras plantas. Mas saiba que a técnica também pode ser utilizada em casa. Essa técnica é usada em todo o mundo, com a finalidade de produzir plantas e frutas tanto para a alimentação, quanto para a ornamentação. Diversos tipos de hortaliças como rúcula, alface, morango e tomate e inclusive flores como a rosa de corte e a orquídea são cultivados com esse sistema.

Benefícios para quem cultiva no sistema Hidropônico

Os produtores costumam cultivar plantas hidropônicas em estufas, e dessa forma os ganhos são ainda maiores:

Os nutrientes são balanceados e controlados, pois a produção ocorre em estufas;

Quantidade de água é controlada;

Redução de uso de agrotóxicos;

Diminuição de ataque de predadores;

Redução considerável de perdas de produtos por conta de temporais;

Eliminação de problemas com o solo, como “poluição” pois não há plantio em solo;

Melhor aproveitamento do espaço de plantio.

No cultivo hidropônico é necessário o uso de substratos como: cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem ou casca de árvore, que são adicionados a uma solução de nutrientes contendo elementos essenciais para o desenvolvimento da planta.

Uma das hortaliças mais cultivadas nesse sistema é a alface, entretanto, como dissemos, outras espécies também podem ser aderidas ao processo.

Desvantagens do processo

O alto custo da técnica, num cultivo profissional, é uma desvantagem. Em alguns casos é necessário terraplenagem, construção de estufas, mesas, bancadas, sistemas hidráulicos e elétricos. Os equipamentos utilizados nas culturas hidropônicas são sofisticados e precisos que os do cultivo no solo, o que torna sua aquisição, instalação e manutenção bem mais caras.

Energia elétrica é outro ponto importante, assim como administração de recurso de água. Uma vez que faltem o produtor precisa ter recursos para suprir essa falta, como por exemplo, caixas de água para estocagem.

Hidroponia é uma técnica de cultivo com um enorme poder de crescimento. Acredita-se que é a técnica de cultivo do futuro, dominando a forma de cultivar e plantar.

 

Postado em 7 de agosto de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!