Terrários: como fazer esse minijardim?

Categorias: Decoração

Deixam encantado quem os conhece, os terrários são minijardins fechados ou abertos feitos em diversos recipientes que podem decorar qualquer lugar! São lindos, não ocupam espaços e abrigam plantas que não necessitam de muito cuidado, não há quem não se apaixone por esse minijardins.

Quer decorar a casa ou escritório com plantas mas não sabe como e qual usar? Segue esses passos e mãos à obra na construção do seu terrário!

1. Escolha o vaso

taça-terrarioO melhor de tudo na escolha por terrários é que você pode escolher desde um aquário até uma taça para fazer seu minijardim. Potes de vidro que você não utiliza mais, vasos transparentes, lâmpadas… as opções são muitas. Escolha uma e vamos começar!

2. Suas plantas

plantas-suculentas-vasosSão elas que compõem os terrários, pois precisam de poucos cuidados e se adequam bem a qualquer ambiente. Você pode escolher qual usar, o legal é escolher plantas com aparência e tamanhos diferentes, lembrando que é um minijardim então escolha sempre plantas que se adequem aquele ambiente.

Algumas opções são: musgo tapete, brilhantina, tilândsia, suculentas, cactos, micro orquídeas, kalanchoe, veludo roxo, avenca, planta da amizade… entre muitas outras.

3. Preenchendo o vaso

terrarios-como-fazer

  • Lave e seque bem o vaso antes de começar, depois de seco você vai colocar um pouco de pedrinhas ou cascalhos no fundo para facilitar a drenagem da água.
  • Antes de colocar as plantas dentro do vaso, tenha em mente como você quer que elas fiquem.
  • Coloque a terra em uma altura que cubra as raízes das plantinhas, depois que você souber como vai arrumar as plantas é só tirá-las dos vasinhos tomando cuidado para não danificar as raízes e tentando manter o máximo de terra original possível.
  • Coloque as plantas dentro do novo vaso e preencha os espaços que sobraram com a terra. Em cima da terra  você pode colocar mais pedrinhas, evitando que o solo fique exposto e a água evapore muito rápido.
  • Enfeite o vaso como desejar, pode usar pedras, tronquinhos, personagens, enfeites em miniatura. Use a criatividade!

4. Cuidando do terrário

decorar-terrariosGeralmente são usadas plantas suculentas nesse tipo de vaso, a manutenção delas pede algumas colheradas de água duas vezes por semana apenas. Se você usar outras plantas procure pesquisar sobre os cuidados com elas ou pergunte ao vendedor na floricultura em que comprar as plantas, fique por dentro desses cuidados e tenha sempre um terrário lindo e saudável.

É uma opção fácil que você mesmo pode fazer, estar em ligação com a natureza faz bem e é importante, se você não tem tempo e espaço para isso aposte nesses minijardins e aprecie sua companhia diária no seu ambiente familiar ou de trabalho!

Postado em 20 de Fevereiro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!