Vamos plantar abóbora dessa vez

Categorias: Planta

Se você, assim como nós, aprecia o fruto dessa trepadeira, então vamos te dar algumas dicas sobre o plantio dela.

A abóbora possui algumas variações, entre elas temos: abóbora de pescoço, moranga, abobrinha italiana, abóbora libanesa, abóbora japonesa, abóbora paulista, abobrinha menina brasileira.

Todas as espécies acima podem ser plantadas nessa época do ano, mas é importante saber que as abóboras possuem grande fragilidade ao frio, portanto não invente de plantar abobrinha no inverto porque vai ser um desastre. As regiões litorâneas, com clima quente sem grandes variações de temperatura, são as mais privilegiadas, podendo plantar e colher o ano inteiro.

tipos_de_abobora

Preparando o solo

Quanto mais plana a área do plantio, melhor será para o desenvolvimento das suas abóboras.
Para um plantio comercial, que requer uma área grande, procure adubar o solo cerca de 2 meses antes de plantar. Se houver viabilidade faça uma análise do solo, desta forma o produtor saberá a quantidade certa de adubo e o tipo que o solo necessita (mineral ou orgânico).

Plantando em vaso

Se pretende plantar uma das espécies em algum vaso, como a abobrinha, por exemplo, escolha um vaso com capacidade de 25L de terra e 50cm de altura. Preencha o vaso com terra adubada e misturada com areia média. Na hipótese de usar sementes, coloque entre 3 e 5 sementes no ponto central do vaso e cubra com 1cm de terra. Regue bem e mantenha a terra úmida.

As sementes

O plantio das abóboras pode ser feito de 2 maneiras: Uma forma é depositando as sementes diretamente na terra, que se encontrar boas condições germinará. Outra forma é fazer o plantio de mudas, já cultivadas. Se você optar pelas mudas, transplante-as depois que tiverem pelo menos 2 folhas.

Espécies polinizadoras

Um tipo de abóbora comum na região sul é a Abóbora Cabotiá (Japonesa), porém ela é uma planta “Monoica”, ou seja, produz flores femininas e masculinas, e para a biologia o híbrido não é fértil. Por isso a Cabotiá precisará de uma polinizadora que podem ser outras variedades de abóbora ou moranga. Se seu interesse é plantá-la, intercale com outras abóboras; plante a Cabotiá primeiro e duas semanas depois a outra espécie polinizadora (ex: abóbora brasileirinha).

A colheita

A colheita é feita manualmente. Dependendo do tipo de abóbora que escolher o tempo entre plantio e colheita pode levar entre 3 e 5 meses. Fatores climáticos, terra e água são quem determinam esse tempo.
Quando ela estiver madura, você observará tons mais amarelo/alaranjados.

Postado em 11 de setembro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!